Créditos: Raspberry

Raspberry Pi 4: modelo de 8GB de RAM é anunciado e chega no mercado por 75 dólares

O modelo já era intenção da fundação desde o lançamento do Raspberry Pi 4, mas somente agora se tornou uma realidade

Raspberry Pi Foundation anunciou o modelo de 8GB de RAM do Raspberry Pi 4 custando 75 dólares. Os demais modelos de 2GB e 4GB de RAM continuarão disponíveis no mercado pelo preço de US$35 E US$45 respectivamente. O computador de placa única (SBC) foi lançado a quase um ano e desde o começo a fundação tinha interesse em ter a versão com mais GB de memória RAM, contudo com a falta de um pacote 8GB LPDDR4 na forma adequada para o projeto não foi possível. Recentemente com o lançamento do componente da Micron a modelo de 8GB se concretizou.

Imagem retirada do site Mundo Conectado

O chip BCM2711 presente no Raspberry Pi 4 consegue suportar até 16GB de memória de RAM, ou seja, apenas nos mostra de fato que para a versão de 8GB  faltava o pacote mencionado anteriormente. A única mudança na placa em termos de design foi o rearranjamento do swich-mode para o lado do conector de alimentação USB-C. A mudança teve que ser feita devido a nova versão de memória, exigindo correntes de pico mais altas. Contudo a mudança não deve afetar os cases para o computador. 

Além da adição de memória RAM, neste último ano desde o lançamento a Raspberry Pi Foundation vem trabalhando para melhorar e desenvolver a parte de Software. Começamos com a redução do consumo de energia em uso e repouso, passou pelo teste de conformidade openGL ES 3.1, promoveu correção dos bugs antigos, atualizações para o kernel. Também passou a ofertar modo de inicialização PXE para rede e começou a trabalhar com em um driver Vulkan.

Além disso hoje, dia 28 de Maio, a fundação disponibilizou uma versão beta Raspberry Pi OS (64 bit). No forum do próprio site a Fundação diz:

- Continua após a publicidade -

"Nós ainda recomendamos a versão de 32 bit para todos os Pis até agora, entretanto nós decidimos que é hora de começar a transicionar para o modelo de 64 bit.  Por enquanto essa proposta é apenas um programa beta, o desenvolvimento do OS está em fluxo intenso e provavelmente sofrerá mudanças significativas nos próximos meses."

A versão beta está disponível apenas para Raspberry Pi 3 e Pi 4.

Fonte: Mundo Conectado, neowin.net
Assuntos
Tags
  • Redator: Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

    Beatriz Vitoriano Alves de Oliveira

    Sou a Bia, em poucas palavras: estudante de Economia, curiosa de carreira e nerd de coração. Desde que me conheço por gente leio sobre tudo e gosto muito de debates.

Deve ter lançamentos como leve melhorias na mesma arquitetura

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.