Créditos: Vídeo: der8auer

Delid mostra as medidas dos dies da nova geração Comet Lake da Intel

A redução na altura do die traz melhorias

O overclocker der8auer impiedosamente fez o delid da nova geração de processadores Intel de 10ª geração e mostrou um pouco das mudanças que a empresa trouxe para seu modelo topo de linha, o Core i9-10900K.

Entre as novidades prometidas está uma redução na altura do die, para facilitar o resfriamento do processador, e há uma diferença notável da altura, reduzida de 0,88 milímetros do 9900K para 0,58 milímetros, algo que se aproxima dos 0,44 milímetros do Core i7-8700K. Em geral, der8auer confirmou as novas medidas que a Intel havia prometido para seu produto, com pequenas variações dentro do esperado.

A redução da altura do die ajuda a reduzir a distância entre a solução de resfriamento e os núcleos onde está acontecendo o aquecimento, dessa forma auxiliando a dissipação de calor. A Intel também aumentou a espessura e aumentou a quantidade de cobre presente em seu HIS, a peça metálica no topo do processador e que faz o contato entre o cooler usado e o die.

Essas reduções impactam na performance térmica, como o próprio der8auer já havia confirmado com modelos anteriores. Em testes com o 9900K, o overclocker chegou a conclusão que uma redução de algo entre 0,2 e 0,3mm na altura do die é suficiente para baixar as temperaturas em algo entre 3 a 4ºC.

- Continua após a publicidade -

A linha Comet Lake-S já está disponível no mercado e já existem análises mostrando as mudanças da nova série. Estamos no aguardo da chegada de modelos para testes para trazer nossas próprias impressões, algo que deve acontecer nos próximos dias. Fiquem de olho aqui no site e também no canal do YouTube para testes e análise dessa nova geração Intel Core.


Fonte: der8auer
Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.