Créditos: The Verge

Processador Intel Rocket Lake com seis núcleos aparece alcançando 4.2GHz em vazamento

Amostra de engenharia pode revelar a última geração da Intel nos 14nm

A Intel já está trabalhando no que pode ser sua última geração de processadores usando o processo de fabricação em 14nm. É isso que indica o vazamento da vez, que mostra uma suposta amostra de engenharia de um processador Rocket Lake de seis núcleos alcançando os 4.2GHz em boost.

Apesar do clock alcançar um número bem interessante, essa já é a terceira geração baseada mais ou menos na mesma microarquitetura, que teve sua primeira geração na forma dos processadores Skylake, há cinco anos. Claro que foram implementadas melhorias e mudanças a cada nova linha de CPUs, mas nenhum salto de tecnologia. Os rumores afirmam, segundo o Tom's Hardware, que a Rocket Lake vai ser a última nesse processo.

As informações vêm de @_rogame, mais uma conta no Twitter que adora publicar alguns "vazamentos". Ele afirma que aparecem várias entradas do processador de 6 núcleos e 12 threads no 3DMark, mas a imagem mostrada acima foi o melhor resultado. Além do boost clock de 4.2GHz podemos ver um clock base de 3.5GHz. 

No teste em questão o Rocket Lake fez 11.944 pontos no teste de física e 1.900 no teste de gráficos. Para comparação, o Core i5-10400 tem registros de 12.828 e 1.822 nos mesmos testes, respectivamente. O resultado está um pouco melhor para o processador já lançado na geração Comet Lake, com uma vantagem considerável no teste de física e poucos pontos menor no teste de gráficos. Mas é importante lembrar que o vazamento do Rocket Lake, se for real, se refere a uma amostra de engenharia, então tem muitas otimizações que devem acontecer até o lançamento efetivo do modelo.

- Continua após a publicidade -

Falando no teste de gráficos, os rumores dizem que os processadores Rocket Lake vão usar gráficos integrados Gen12 Xe, mas ainda não vimos vazamentos que comprovem a informação. 

As boas notícias, ainda segundo informações não oficiais, é que a geração Rocket Lake ainda deve ser compatível com o socket LGA1200, além de, enfim, oferecer suporte a PCIe 4.0. A janela de lançamento para os novos processadores ficou estimada entre o fim deste ano e início de 2021.

Fonte: Tom's Hardware
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual você acha melhor?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.