Créditos: Youtube/ Reprodução

Pac-Man faz 40 anos e jogo original é recriado por IA da NVidia

IA Nvidia GameGAN “assistiu” a 50 mil partidas e recriou o game sem a engine original
Por Gabriel Tagarro 22/05/2020 17:12 | atualizado 22/05/2020 17:12 Comentários Reportar erro


Pac-Man está celebrando 40 anos. Em comemoração à data, Nvidia e Bandai Namco se uniram para recriar, via inteligência artificial, o jogo original do icônico personagem mais fominha dos videogames.

Pesquisadores da Nvidia fizeram a IA Nvidia GameGAN “assistir” a 50 mil partidas de Pac-Man para que ela recriasse o jogo sem acesso à engine original. O resultado foi uma versão fiel ao clássico dos fliperamas, feita por uma máquina. 

"Ficamos impressionados quando vimos os resultados, incrédulos de que a IA pudesse recriar a icônica experiência do Pac-Man sem a engine do jogo”, disse Koichiro Tsutsumi da Bandai Namco Research Inc.

A GameGAN é a primeira rede neural do mundo a imitar um motor gráfico de jogo usando redes generativas adversariais – ou GANs. Tratam-se de duas redes neurais que competem entre si, uma geradora e uma discriminadora, e que são especializadas em criar um conteúdo indistinto de um exemplo original. 

- Continua após a publicidade -

"Esta é a primeira pesquisa a emular um mecanismo de jogo usando redes neurais baseadas em GAN", explicou Seung-Wook Kim, pesquisador da Nvidia e principal autor do projeto. “Queríamos ver se a IA poderia aprender as regras apenas olhando as partidas. E ela conseguiu”.

Segundo a Nvidia, a GameGAN está sendo desenvolvida para acelerar o processo criativo de desenvolvedores de games, já que pode criar automaticamente layouts para novos jogos.

Cena do filme "Pixels" -  Créditos: Columbia Pictures | Sony Pictures / Reprodução

Pesquisadores de IA também podem utilizá-la para desenvolver simulações para treinar máquinas autônomas, de forma a aprenderem as regras de um ambiente sem interagir com o mundo real.

- Continua após a publicidade -

Outro exemplo de GAN é a Nvidia GauGAN, um modelo de deep learning que transforma com facilidade esboços inacabados em imagens fotorrealistas.

A versão de Pac-Man recriada como homenagem pela GameGAN poderá ser jogada ainda este ano no AI Playground

Fonte: Nvidia blog
Tags
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

É melhor ter o xCloud capado no iOS ou ficar sem o serviço nos iPhones?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.