Créditos: TechPowerUp

Asus lança placas-mãe ROG, TUF Gaming e Prime com chipset AMD B550

As mainboards trazem suporte para PCI-e 4.0 e Wi-Fi 6, BIOS Flashback entre outros

A Asus anunciou sua nova série de placas-mãe com o chipset AMD B550. As mainboards estão distribuídas entre as "famílias" da companhia e, como um dos maiores destaques dos modelos, temos o suporte para a tecnologia PCI-Express de quarta geração (PCI-e 4.0).

As placas mantém o projeto para processadores Ryzen 3000. Em todos os modelos, o slot PCIe primário oferece 16 faixas de conectividade PCIe 4.0, e até quatro portas USB 3.2 Gen2 (tipo C e A) rodando em até 10Gbps (Gigabits por segundo) através da própria CPU. Outros recursos de destaque que chegam nesse lançamento são o suporte a WiFi 6, Ethernet de 2,5Gbps - alimentados por Intel, Bluetooth 5.1, maior velocidade de DRAM e BIOS Flashback.

No total, são 11 placas-mãe B550 em três famílias distintas: ROG Strix, TUF Gaming e Prime. Quem ganha o título "topo de linha" dessa vez é a ROG Strix B550-E Gaming - ela foi projetada pensando nas CPUs de alto desempenho da AMD e nas configurações de expansão de placas duplas ou tripla (SLI de duas vias ou CrossFireX de três vias). O soquete AM4 é flanqueado por um VRM de estágio 14 + 2, e Os slots M.2 duplos podem receber SSDs de até 110mm de comprimento.

E para, quem se preocupa (corretamente) com a temperatura do seu sistema, os controles do software Q-Fan, com detecção automática da velocidade das fans e várias predefinições, facilitam manter as temperaturas e ruídos reduzidos.  As placas-mãe ROG Strix e TUF Gaming B550, exclusivamente, possuem um  software de microfone com cancelamento de ruído AI.

- Continua após a publicidade -

"Estamos vendo crescentes demandas dos usuários por sistemas flexíveis que executam bem em uma infinidade de tarefas, desde jogos até criação de conteúdo mais do que nunca." - Chris Kilburn, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de componentes para clientes da AMD.

"Estamos vendo crescentes demandas dos usuários por sistemas flexíveis que executam bem em uma infinidade de tarefas, desde jogos até criação de conteúdo mais do que nunca." - Chris Kilburn, vice-presidente corporativo e gerente geral da unidade de negócios de componentes para clientes da AMD.

E, claro, como não poderia faltar, as placas contam com luzes RGB com suporte ao Aura Sync. Outras placas lançadas nessas duas famílias incluem:

- ROG Strix B550-F Gaming (Wi-Fi) - VRM de 12 + 2 estágios.
- ROG Strix B550-I Gaming (Mini-ITX) - VRM 8 + 2. 
- TUF Gaming B550-Plus - possui um módulo regulador de tensão 8 + 2 DrMOS e um conector Thunderbolt 3 integrado.
- TUF Gaming B550M-Plus (Wi-Fi) (microATX) -  um dos slots M.2 aceita dispositivos de 80mm. Ela possui duas variantes: com ou sem controlador e antenas Intel AX200 WiFi 6 e Bluetooth 5.1.

- Continua após a publicidade -

Passando para a família Prime, a placa-mãe Asus Prime B550-Plus ganha o destaque, prometendo uma boa performance para jogar alguns títulos, trabalhando em conjunto com os Ryzen da faixa intermediária. Os dois slots PCIe x16 suportam o CrossFireX e o modelo apresenta dissipadores de calor no topo do VRM e no chipset.

As duas irmãs dessa placa são as:

- Asus Prime B550M-A (Wi-Fi) (microATX) - essa placa chega apenas com Gigabit Ethernet ou com um adaptador Intel AX200 WiFi 6 e Bluetooth 5.1.
- Asus Prime B550M-K (microATX) - pode receber um dispositivos M.2 mais longo, de 110mm.

Via: TechPowerUp, guru3d
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.