Créditos: Divulgação: AMD

Processadores AMD EPYC 7742 integram DGX A100, sistema IA mais avançado do mundo

Empresa anunciou que seus chips estarão nos supercomputadores Frontier e El Capitan

AMD anunciou que seus processadores AMD EPYC 7742 de segunda geração estarão alimentando o novo sistema DGX A100 dedicado para Inteligência Artificial (IA) e funções de aprendizado de máquina da Nvidia. A nova geração de processadores AMD EPYC, juntamente com as GPUs AMD Radeon Instinct, também vão estar presentes em dois supercomputadores considerados como os mais rápidos do mundo: Frontier El Capitan.

Cada DGX A100, sistema IA mais avançado do mundo, incluirá uma matriz dupla de processadores AMD EPYC 7742 de 2ª geração, oferecendo um total de 128 núcleos, funcionando com uma frequência base de 2.25 GHz com um aumento máximo de até 3.4 GHz.

A segunda geração de processadores AMD EPYC é a primeira arquitetura de servidor x86 que suporta PCIe 4.0, oferecendo até 128 faixas de I/O por processador. O conjunto promete melhor desempenho de computação e conectividade com outros dispositivos, como placas gráficas. 

Além dos sistemas DGX-A100, os processadores AMD EPYC fazem parte dos seguintes supercomputadores em todo o mundo:

- Continua após a publicidade -

HLRS ‘HAWK’: Hawk é um sistema HPE Apollo 9000 e está entre os supercomputadores mais rápidos do mundo e o sistema de uso geral mais rápido para aplicativos de computação científica e industrial na Europa. 

BIG RED 200: O Sistema substituiu o supercomputador Big Red II, com grande sucesso, por velocidades superiores a seis quadrilhões de cálculos por segundo. O Big Red 200 é alimentado por processadores AMD EPYC de segunda geração e núcleos gráficos NVIDIA Tensor de próxima geração.

NEC SX-AURORA TSUBASA: Com base nos processadores AMD EPYC de segunda geração, o supercomputador vetorial deve ser até seis vezes mais rápido que o atual supercomputador DWD e mais poderoso do que os empregados pelas autoridades meteorológicas na Inglaterra e na França. 

ETH ZURICH EULER VI: A ETH Zurich usa os processadores AMD EPYC 7742 de segunda geração em seu sistema Euler VI.

- Continua após a publicidade -

DELL EXPANSE: Com lançamento previsto para meados de 2020, o Expanse será alimentado por servidores Dell EMC PowerEdge com processadores AMD EPYC de segunda geração e foi projetado para oferecer um desempenho máximo de cinco petaflops. 

CRAY ARCHER2: O supercomputador ARCHER2 será equipado com interconexão Slingshot da Cray, armazenamento ClusterStor de alto desempenho, plataforma de software Cray Shasta e processadores AMD EPYC de segunda geração, fornecendo até 11x o desempenho de seu antecessor, o sistema ARCHER. 

CRAY VULCAN: O supercomputador Vulcan incorporará um supercomputador Shasta com um desempenho esperado de mais de sete petaflops. A arquitetura incluirá interconexão Cray Slingshot, processadores AMD EPYC de segunda geração e armazenamento Cray ClusterStor Luster. O sistema de alto desempenho oferecerá quase 100 gigabytes por segundo de processamento de I/O.

JOLIOT-CURIE: O supercomputador Joliot-Curie é baseado na solução Atos BullSequana XH2000 e tem um desempenho sustentado comprovado até agora em mais de cinco petaflops.

ATOS BULLSEQUANA XH2000 SUPERCOMPUTERS: Cada novo supercomputador é capaz de processar mais de 10 bilhões de operações por segundo e está entre os supercomputadores meteorológicos mais poderosos do mundo.

CRAY HPC11: O supercomputador HPC11 permitirá obter previsões meteorológicas mais precisas para operações globais da Força Aérea e Marinha dos Estados Unidos. Será um dos primeiros sistemas de supercomputadores com os processadores AMD EPYC de segunda geração para uso operacional em previsão climática.

  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.