Índice do Artigo

Variedades

Quase 15% dos jovens no Brasil jogam ao menos 3 horas por dia, aponta pesquisa

Quase 15% dos jovens no Brasil jogam ao menos 3 horas por dia, aponta pesquisa
Créditos: Reprodução

Estudo da Kaspersky realizado em conjunto com a consultoria de pesquisa de mercado Corpa em seis países da América Latina mostra que 14% das crianças brasileiras dedicam ao menos três horas por dia a games online. Neste grupo, 53% jogam conectados à internet na companhia de outras pessoas, sejam conhecidas ou não. O levantamento aponta também as principais preocupações dos pais com relação à saúde e bem-estar dos filhos.

Os fatores que mais inquietam os adultos com relação à exposição dos jovens ao ambiente online são, em ordem de importância: a falta de atividades físicas, o vício em jogos eletrônicos e o baixo rendimento escolar. Assédio sexual, acesso a pornografia, ciberbullying, usurpação de identidade e divulgação de informações pessoais também figuram na lista.

Créditos: Thinkstock/ Reprodução

Quanto aos jogos online, a pesquisa coloca o Brasil em terceiro lugar no ranking . O quesito é liderado pela Argentina, com 24% das crianças jogando mais de três horas por dia, e Chile (18%). Após o Brasil, com 14%, seguem o Peru (8%), Colômbia (6%) e México (4%).

Das crianças brasileiras que têm o hábito de jogar na internet, 53% o fazem na companhia de outras pessoas, sejam conhecidas ou não. Neste tópico, o Brasil é mais uma vez o terceiro da região, atrás de Chile (63%) e Argentina (62%). Em quarto lugar está o México (51%), seguido por Colômbia (49%) e Peru (47%).

Sobre o quesito proteção, o estudo identificou que as medidas mais usadas pelos pais são o limite no tempo de uso da internet (84%), a educação sobre ciberataques (57%), acesso ao histórico de navegação (53%) e o controle pessoal dos filhos enquanto eles navegam (32%).

Quanto ao uso de programas de controle parental, apenas um em cada três pais na região já recorreram a esta solução. O Brasil é o quarto país da lista nesse quesito, em que 29% dos adultos contam com essa ferramenta de proteção instalada nos computadores de seus filhos. À frente, estão Colômbia (39%), México (37%) e Argentina (32%). Na quinta posição está o Chile (25%), seguido do Peru (21%).

Para ajudar proteger as crianças, a Kaspersky reforça a atenção que os pais devem ter com as atividades dos filhos –  principalmente os pequenos. Também é importante o alerta sobre os perigos da internet, entre outras medidas. 

“Recomenda-se que eles, primeiramente, conversem com as crianças sobre os riscos de ciberameaças e que também expliquem o papel que a ferramenta de controle parental terá na adequação para esta nova realidade – destacando o equilíbrio necessário entre atividades online e offline e as regras que guiarão a navegação web dos menores”, explica Roberto Martínez, analista de segurança sênior da Kaspersky.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções