Créditos: Intel

GPU Intel Xe DG1 tem resultados do Geekbench vazados, e não são animadores

Vazamento indica que os resultados ficam abaixo dos modelos da AMD e NVIDIA

Um novo vazamento mostra dados de referência Geekbench de um chip Intel. Ele é listado pelo nome"Gen12 Desktop Graphics Controller", mas os rumores falam que se trata da GPU Intel Xe DG1. As informações foram divulgadas por um leaker famoso, TUM_APISAK. O desempenho registrado foi de 55.373 no OpenCL.

Segundo as informações do Geekbench, a GPU possui velocidade de clock de 1,5GHz, memória de 3GB e 96 EUs. Assim como os demais chips da Intel, ele também é construído no processo de 10nm. O resultado, de 55.373, indica que ele é um pouco mais rápido que o MX250 dGPU de baixa potência da Nvidia, que possui pontuações em cerca de 48.000.

Apesar de se sair melhor que essa variante da NVIDIA, o mesmo não ocorre para outras GPUs já existentes. A GPU móvel GTX 1650, possui pontuações que ficam acima de 110.000, significando que supera, com folga, o modelo do vazamento.

A AMD também apresenta melhores resultados. A RX 560 tem pontuações entre 65.000, podendo variar para mais. Já o modelo RX 550, apresenta resultados um pouco inferiores ao mostrado no vazamento, ficando com os pontos entre 50.000.

- Continua após a publicidade -

Essa novidade a ser apresentada pela Intel, parece querer "brigar" com as GPUs móveis atuais, da NVIDIA e AMD. Apesar disso, fica com as pontuações menores do que os modelos já existentes no mercado. O que pode significar que, mesmo tentando alcançar as concorrentes, a Intel ainda precisa de grandes aprimoramentos em seus chips.

Considerando que seja possível elevar o desempenho da Intel Xe DG1 (o que a maioria dos entusiastas duvidam), as suas taxas vão ser menores que a maioria dos modelos das concorrentes. Ainda não se sabe se esse será o resultado final, ou se a Intel está fazendo aprimoramentos no modelo ou se planeja utilizar de outra forma. 

O esperado é que a DG1 seja combinada com uma CPU Tiger Lake. Alguns rumores também indicam que os chips estão equipados com uma iGPU Gen 12, também Intel Xe. Quando as GPUs Xe são usadas em conjunto, o desempenho pode aumentar, isso em algumas tarefas paralelas. Eles também podem permitir um compartilhamento de energia otimizado entre as duas.

- Continua após a publicidade -

Apesar da Intel poder estar planejando um desempenho melhor, esses novos modelos não devem ser muito indicados para a comunidade gamer. Segundo alguns rumores, a empresa não está investindo em suporte a várias GPUs para jogos. Será mais vantajoso para esses PCs investir nos modelos atuais disponibilizados pelas concorrentes. 

Via: WCCFTech
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.