Italiano arremata Apple I por 133 mil libras

O leilão do primeiro computador lançado pela Apple, o Apple I, foi finalizado nesta terça-feira (23/11) na casa de leilões Christie's, em Londres, que contou com a presença do co-fundador da companhia, Steve Wozniak.

A mÁquina foi arrematada por £133.250, o equivalente a US$213.600. "Um recorde para um computador pessoal vendido em leilão", como afirmou um porta-voz do estabelecimento ao Wall Street Journal.


Para fazer o Apple I funcionar, era preciso adquirir teclado, gabinete e monitor separadamente

O valor ultrapassou o que foi pago pela Enigma, mÁquina criada na década de 30 para criptografar mensagens secretas durante a Segunda Guerra Mundial e arrematada por £67.250, ou US$106 mil.

Quem levou para casa o Apple I foi Marco Boblione, um colecionador italiano, conforme o Macworld. Das 200 mÁquinas que foram produzidas, a dele é a de número 82. O equipamento inclui a embalagem, manual, documentação e uma carta de Steve Jobs, tudo original.

Atualmente, estima-se que existam 50 unidades do Apple I no mundo. O computador foi descontinuado em 1977 e substituído pelo Apple II.

Assuntos
Tags
  • Redator: Risa Lemos Stoider

    Risa Lemos Stoider

    Formada em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e gamemaníaca desde os 4 anos de idade. Já experimentou consoles de várias gerações e atualmente mantém uma ainda modesta coleção. Aliando a prática jornalística com a paixão pela tecnologia e os games, colabora com a Adrenaline publicando notícias e artigos.

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.