Créditos: Reprodução

Demanda de memória GDDR6 deve aumentar em 2020, afetando o preço

Novo relatório financeiro indica que a demanda deve elevar os preços da memória em 2020

A pandemia de Covid-19 afetou diversos pontos da economia. Um desses aspectos foram as demandas pelas memórias GDDR6. Isso faz com que tenha uma relação direta com o preço que elas precisam ser comercializadas, para compensar a produção feita. Um novo relatório diz que espera que com o lançamento dos consoles no quarto trimestre de 2020 crie uma onda de pedidos da DRAM gráfica, aumentando seus preços em relação a outras aplicações DRAM.

Segundo um relatório divulgado pelo TrendForce, os custos da memória no terceiro trimestre teriam uma queda drástica. Esses valores devem manter o preço, com um leve aumento, no último trimestre do ano. Assim, mantendo um preço constante. 

Outro fator que está diretamente relacionado com o preço das memórias são os novos produtos anunciados por fabricantes importantes. O principal deles é a NVIDIA e a AMD. Ambas prometem que farão anúncios de novidades de GPUs de 7nm de alto desempenho, equipadas com a mais recente memória GDDR6 no terceiro trimestre de 2020.

As placas de vídeo já movimentarão o mercado, mas os anúncios mais importantes do ano no mercado estão por conta dos consoles de próxima geração. A Sony irá anunciar o PlayStation 5, com tecnologia de ponta, assim como a sua concorrente Microsoft com o Xbox Series X. As novidades da empresa são equipadas com 16 GB de memória GDDR6, que é o dobro da geração anterior. 

As tecnologias anuncias pelas empresas são totalmente voltadas nas novas memórias GDDR6. Isso fará com que a demanda das fabricantes aumente muito, durante o mesmo período. O que resulta na lei da procura e oferta aumente os preços da tecnologia. 

- Continua após a publicidade -

O atual mercado conta com o fornecimento das memórias apenas por duas empresas, sendo elas a Micron e a Samsung. É esperado que a SK Hynix entre na disputa até o no final de 2020. O aumento de fornecedores também é um fator de alteração nos preços aplicadas pelas fabricantes. 

A DRAM gráfica é responsável por aproximadamente 6% do consumo total de bits no mercado de DRAM. O que faz com que seus preços sejam elevados é o grau de dificuldade de produção de um produto de boa qualidade. Isso porque o principal objetivo é fazer com que elas entreguem alta velocidade de transferência de dados e baixo consumo de energia. Isso faz com que projetar essas memórias seja significativamente mais difícil, comparadas com outros tipos do segmento.

O TrendForce projeta ainda que a memória GDDR6 vai aumentar a presença nos produtos. O relatória fala que o esperado é que, em 2020, tenha um aumento de 40%, comparado ao ano anterior. A projeção é que de 2020 para 2021 essa taxa exceda 90%

Via: Guru3D
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.