Créditos: BenchLife

Gigabyte B550 Aorus Master traz suporte a até 3 SSDs M.2 PCIe 4.0

Como o suporte ao PCI-express 4.0 depende de pistas fornecidas pelo processador Ryzen 3000, é provável que os 3 slots dividam a banda x16
Por Daniel Trefilio Carvalho 18/05/2020 14:55 | atualizado 18/05/2020 14:55 Comentários Reportar erro

As placas B550 da AMD não vão dar as caras antes de 16 de junho, mas isso não impede que o site chinês BenchLife traga uma amostra do que alguns dos modelos premium da Gigabyte nos reservam. A placa-mãe B550 Aorus Master, ao que parece traz diversas funcionalidades interessantes, entre elas a de comportar três SSDs PCIe 4.0.

A B550 Aorus Master vem com o chipset B550 da AMD e o já conhecido socket AM4. O subsistema de alimentação da placa mãe parece ser bem robusto com o que parecer o design de um sistema de 16 fases. A alimentação se dá por meio de uma combinação de conectores de 4 e 8 pinos.
Algo que fica bem claro é que a Gigabyte projetou a B550 Aorus Master pra comportar até os componentes Ryzen mais exigentes, como o Ryzen 9 3850X de 16 núcleos e futuramente CPUs Zen 3.

No quesito PCI Express de 4ª Geração, o suporte não vem embarcado na placa, mas depende dos processadores, os Ryzen 3000, codinome Matisse, solução de suporte já vista em modelos que oferecem essa funcionalidade em placas para CPUs Intel.

- Continua após a publicidade -

Como observado pelo site BenchLife, a B550 Aorus Master parece trazer três portas PCIe 4.0 x4 M.2. Algo bem interessante já que a maioria das placas B550 trazem apenas suporte PCIe 4.0 para o slot PCIe X16 M.2 primário. Sendo assim, é provável que o slot M.2 primário esteja ligado diretamente ao chip Ryzen, enquanto os outros dois slots M.2 compartilham a banda com o PCIe x16. Há uma grande chance do slot PCIe x16 alterar seu particionamento, dessa forma, associado aos slots secundário e terciário, os três funcionariam em x8, x4 e x4 respectivamente.

Outra nota relevante é que a AMD habilitou suporte a duas GPUs no chipset B550. A Aorus Master fornece três slots PCIe x16, sendo o primário provavelmente PCIe 4.0, enquanto os slots de expansão devem ser PCIe 3.0.

Outras funcionalidades observadas na B550 Aorus Master é a presença de LED de debug, quatro slots de memória DDR4, seis portas SATA III, oito conectores de 4 pinos para ventoinhas, dois conectores USB 2.0 e um conector USB 3.2 Gen 1. O BenchLife infelizmente não divulgou fotos do painel traseiro da placa para saber o layout.

- Continua após a publicidade -

Com pouco menos de um mês para o lançamento, não vai demorar muito para que vejamos um pouco mais dessa placa que parece trazer boas opções de conectividade.


 

Via: Tom's HARDWARE
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.