Créditos: FoneArena

SSDs Samsung PCIe 4.0 chegam em vários formatos com velocidade de até 6.500 MB/s

Os novos SSDs PM9A3 são desenvolvidos para o mercado de Datacenters

A Samsung acaba de anunciar uma nova linha de unidades de SSDs PCIe Gen 4 ultrarrápidas, derivadas do design original da Intel. Os novos SSDs PM9A3 vêm no formato M.2 NVMe padrão e também no novo formato E1.S e no U.2, semelhante a uma unidade SATA, mas muito mais rápido.

As variantes E1.S e U.2 dessas unidades são desenvolvidas para data centers, não são voltadas para consumidores. Elas conseguem atingir velocidades de leitura de 6.500 MB/s de gravação e de 3.500 MB/s de leitura, capaz de 900.000 IOPS (leituras aleatórias). Essas velocidades são o dobro do que as unidades PCIe 3.0 conseguem suportar, isso porque o PCIe 4.0 possui o dobro da largura de banda. A versão M.2 do PM9A3, tem uma capacidade menor, permitindo de 3.500 até 1.750 MB/s.

A Samsung diz que o novo fator de forma E1.S foi projetado para ser mais eficiente em termos de espaço do que os atuais projetos SATA e U.2. A empresa diz ainda que os datacenters que usam o design E1.S podem economizar espaço colocando mais SSDs no mesmo fator de forma, com o benefício de um menor custo de propriedade para inicializar.

- Continua após a publicidade -

Para o usuário intermediário, que não precisa de tanta capacidade como grandes datacenters, mas ainda assim precisa de velocidade na leitura e gravação, essa pode ser uma boa notícia. Isso porque, embora as unidades E1.S não sejam projetadas para computadores pessoais, isso mostra que as velocidades potenciais para as futuras unidades Samsung PCI 4.0 NVMe podem ficar ainda melhores.

No momento, essa novidade ainda não é uma possibilidade para o usuário final. Além de ser ainda muito cara, dificilmente toda a sua capacidade seria utilizada. Velocidades mais altas são pouco úteis para jogos, não sendo muito destinado ao público gamer.

Elas podem ser usadas principalmente por criadores de conteúdo. Para os profissionais que trabalham com arquivos RAW 8K, por exemplo, que são extremamente grandes e pesados, ter mais velocidade pode melhorar muito o dia a dia. Tarefas que levariam horas para ser realizadas, podem ser feitas em minutos. 

Via: Engadget
Tags
ssd
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.