
Nvidia enfim faz o anúncio de GPUs Ampere em sua keynote para a GTC 2020
Empresa focou no uso industrial de sua nova tecnologia para data centers e carros autônomosA Nvidia enfim fez o anúncio oficial da sua geração Ampere de GPUs. Como seria de se esperar, o primeiro anúncio foi focado em soluções empresariais e industriais das GPUs, como a A100 voltada para data centers e o uso em veículos autônomos.
Devido aos tempos incomuns que vivemos, a empresa optou por um formato bem diferente para sua keynote da GTC 2020, publicando o vídeo de uma vez, dividido em partes, no seu canal no YouTube. Dá pra conferir a apresentação completa numa playlist, neste link.
Uma das novidades mais interessantes da A100 baseada em Ampere para data centers é uma nova tecnologia que permite uma GPU Ampere agir como se fosse mais GPUs, oferecendo multi-gpu num mesmo die para ações específicas. Outro destaque é a aceleração de IA e inferência. A promessa é que GPUs A100 entreguem até 7x mais performance na inferência quando comparadas com produtos Volta.
Junto com a nova geração temos também um novo DGX, como seria de se esperar, o sistema integrado de IA da Nvidia para computação. O DGX A100 oferece até 5 petaFLOPs de performance num único nodo, segundo a empresa. O produto foi anunciado pelo preço "módico" de US$ 199.000.
A Nvidia usou também o DGX A100 para expandir seu supercomputador, o SaturnV:
A geração Ampere de GPUs também aparece numa nova solução da Nvidia especialmente voltada para a computação da Internet das Coisas (IoT). Em conjunto com hardware da recém-adquirida Mellanox, a empresa criou a EGX A100, que foi anunciada com toda uma plataforma, a EGX Edge AI Platform, que empresas interessadas poderão usar como um data center baseado em nuvem para gerenciar os dados dos sensores dos milhares de objetos da Internet das Coisas.
Na última parte da keynote a Nividia falou do uso de tecnologia Ampere para veículos autônomos. A empresa descreveu a plataforma Nvidia Drive, que usa Orin e arquitetura Ampere para "treinar" carros que se dirigem sozinhos, mas não só isso. A ideia da plataforma é preparar qualquer veículo do futuro para se dirigir sozinho. A mesma arquitetura é usada em todo o espectro da plataforma, desde os sensores captando o ambiente até o processamento final nos testes.
Infelizmente, o pessoal mais ansioso para ver as soluções para PC doméstico e jogos da nova geração de GPUs vai ter que esperar um pouco mais, porque a empresa nem mencionou GeForce ao longo das 8 partes de sua keynote. O final do último vídeo promete mais um, de conclusão, mas até o momento que postamos essa notícia esse último vídeo não tinha entrado no canal ainda.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.