Créditos: Nvidia

Nvidia RTX 3080 Ti e chip Ampere GA102 têm supostos detalhes vazados

Design de referência teria três fans silenciosos e usaria 2 conectores de 8 pinos

A provável placa de vídeo topo de linha de próxima geração da Nvidia, GeForce RTX 3080 Ti, teve as suas supostas especificações publicadas na internet. A informação vem do canal no YouTube Moore's Law is Dead e inclui detalhes como as mudanças no design de referência feito pela fabricante norte-americana.

De acordo com o site TechPowerUp, a versão de referência da GPU vai utilizar uma solução de cooler triplo. As ventoinhas desse sistema de resfriamento seriam mais silenciosas do que aquelas presentes na GeForce RTX 2080 Ti Founders Edition.

Para a alimentação, a placa de vídeo utilizaria dois conectores de energia PCIe de 8 pinos. Em termos de conectores de vídeo, seriam três saídas DisplayPort, uma HDMI e uma USB-C VirtualLink. A fonte de informações do canal do YouTube ainda disse que a geração Ampere vai trazer interface de host PCI-Express Gen 4.0 x16.

A Nvidia estaria trabalhando em três chips diferentes para as suas placas-mãe topo de linha da geração Ampere. O mais poderoso deles deverá ser o GA102, que deverá ser utilizado na RTX 3080 Ti. Depois disso, a empresa ainda deverá fabricar os chips GA103 e GA104.

- Continua após a publicidade -

O GA102 chegaria para substituir o TU102, que foi utilizado na RTX 2080 Ti. Já o GA103 criaria um segmento inédito, pois ele não tem um equivalente na geração Turing. Para completar, o GA104 seria o sucessor do TU104 – que é usado desde a RTX 2060 até a RTX 2080 Super.


Fonte: Moore's Law is Dead

A GeForce RTX 3080 Ti teria 5.376 Núcleos CUDA "Ampere", que teria um valor de IPC (Instruções por Clock) até 10% superior ao dos cores "Turing". O chip GA102 seria fabricado no processo de 7nm da Nvidia, o que permitiria velocidades de clock acima de 2.2GHz.

Ainda de acordo com as especulações, chips menores da geração Ampere conseguirão passar de 2.5GHz em seu modo boost. A expectativa é de que a RTX 3080 Ti teria um desempenho de computação FP32 de 21 TFLOPs. Vale lembrar que o console de próxima geração da Microsoft, o Xbox Series X, terá 12 TFLOPs.


Fonte: Moore's Law is Dead

- Continua após a publicidade -

A próxima placa de vídeo topo de linha da Nvidia deverá trazer memória GDDR6 de 18Gbps, que permitiria uma largura de banda de 863GB/s. Isso seria uma melhoria de 40% em comparação com a RTX 2080 Ti, considerando que o barramento de memória siga sendo de 384-bits.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Os jogos mais aguardados do segundo semestre de 2021

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.