
Ryzen Pro 4000: AMD traz salto em seus CPUs para notebooks profissionais
Modelos são focados em uso profissional e meio corporativoA AMD anunciou sua nova geração de processadores de notebooks para uso profissional, o Ryzen 4000 Pro. O grande destaque são as grandes evoluções nas configurações de núcleos e threads, chegando a dobrar em diversos modelos.
O modelo topo da linha passa a ser um octa-core com um total de 16 threads, configuração que é o dobro do 3700U da geração anterior. Outros modelos da linha também receberam incrementos, com o Ryzen 3 4300U recebendo a tecnologia SMT e com isso dobrando para 8 threads, e o Ryzen 5 4500U subindo de um quad-core para um hexa-core.
Os processadores também recebem as evoluções da nova microarquitetura Zen2, com cache mais generoso e a nova litografia em 7 nanômetros. Isso resulta em um ganho de performance por thread que, somado ao aumento no número de núcleos, traz verdadeiros saltos em ciclos de trabalho que usem bem vários threads ao mesmo tempo.
Com isso a AMD acredita entregar um produto de alta produtividade, com modelos Ryzen 5 Pro intermediários conseguindo rivalizar com o modelo Core i7-10510U, um topo de linha de baixo consumo da Intel, por exemplo.Um foco importante dessa geração foi o aumento da autonomia. Com o uso da litografia em 7 nanômetros e um uso mais eficiente dos núcleos, conseguindo deixá-los inativos quando ociosos e ativando-os de forma praticamente instantânea quando necessário, a AMD estima que os notebooks equipados com Ryzen Pro 4000 entregarão até 20 horas de duração de bateria, com óbvias variações de acordo com cada modelo.
Por se tratar de uma plataforma profissional, um dos grandes destaques desse segmento de CPUs é a estabilidade e a segurança. Os Ryzen Pro trazem o "AMD Pro Security", conjunto de tecnologias que incluem uma microarquitetura moderna pensada para enfrentar os principais tipos de ataques virtuais, um sistema de encriptação completa dos dados na memória RAM e o "secured-core PC", um trabalho próximo da AMD com as desenvolvedoras de sistemas operacionais para garantir um nível elevado de segurança do sistema.
Os notebooks equipados com Ryzen Pro 4000 devem chegar ao mercado na primeira metade de 2020, e parceiras como HP e Lenovo já divulgaram alguns modelos equipados com esses processadores.
.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.