Créditos: Pplware

USB 4.0 Tipo-C suportará DisplayPort 2.0 e resolução de até 16K em 2021

A novidade permitirá a construção de dispositivos finos e transferências mais rápidas

De acordo com informações do CNET, o padrão USB 4.0 Tipo-C chegará ao mercado em 2021 trazendo uma grande novidade: suporte para o padrão DisplayPort 2.0. Com isso, será possível alcançar resoluções até 16K utilizando o formato de conexão.

O padrão DisplayPort 2.0 conta com suporte para resolução 8K em 60Hz e também 16K. Enquanto as resoluções não fazem muito sentido no mercado de games, a adoção do padrão integrado ao USB 4 beneficiará quem trabalha com dispositivos que usam resoluções mais altas, como é o caso de quem trabalha com vídeo, por exemplo.


(Imagem: VESA/Reprodução)

Para quem joga, a integração entre USB 4 e DisplayPort 2.0 deve garantir hardwares mais enxutos futuramente. Com o suporte para resoluções mais altas direto no USB, a tendência é que as empresas façam notebooks mais finos e placas de vídeo sem portas DisplayPort dedicadas.

Além de garantir mais funções em apenas um cabo com o suporte para DisplayPort 2.0, o USB 4.0 Tipo-C também garantirá mais velocidade de transferência. O novo formato conseguirá transmitir até 40 Gbps usando a tecnologia SuperSpeed USB e até 80 Gbps utilizando todas as quatro camadas de alta velocidade do cabo.

A transição para o novo formato, porém, ainda deve demorar um tempo. De acordo com a VESA, organização que padroniza eletrônicos de vídeo, a integração entre USB 4.0 e DisplayPort 2.0 deve aparecer em produtos somente a partir do ano que vem.

Fonte: VESA, CNET
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.