Créditos: TechPowerUp

Novidade chegando! TSMC tem novos pedidos de GPUs 5Nm e 7NM da NVIDIA

Caso seja confirmado a empresa dividiria a produção de seus chips entre dois fornecedores, Samsung e TSMC, para evitar problemas na cadeia de abastecimento

Segundo fontes da DigiTimes, A TSMC, uma das principais fabricantes e fornecedora de semicondutores para marcas como Apple e AMD, reportou ter recebido uma grande encomenda de chips em 7nm e 5nm por parte da Nvidia. Caso isso seja real, a encomenda confirmaria os rumores de que a empresa estaria dividindo a produção de suas GPUs de próxima geração entre TSMC e Samsung. A gigante Coreana (Samsung) dos semicondutores pretende começar a produção em massa de chips em 5nm pelo processo EUV (extreme ultravioleta), já utilizado na produção em 7nm, no segundo trimestre de 2020 e teria a Nvidia como uma de suas principais clientes.

É esperado que a Nvidia anuncie mais detalhes sobre suas placas gráficas da próxima geração, dentre eles da arquitetura utilizada, durante o evento online da GTC 2020 (GPU Technology Conference), que acontecerá ainda em maio. Com a arquitetura “Turing” chegando dezoito meses desde o lançamento, é esperado que a Nvidia já esteja preparando o espaço em sua linha de produção para uma nova arquitetura, não apenas na sua linha de soluções em Inteligência Artificial e Computação de Alto Desempenho (HPC), mas também para seus produtos Quadro e GeForce voltados para mercado consumidor de GPUs . Dividir a produção de componentes entre a TSMC e a Samsung não apenas faz sentido como é uma medida lógica por parte da empresa, se antecipando a quaisquer problemas eventuais de demanda de componentes de alguma das fornecedoras, além de garantir a Nvidia um maior poder de barganha com ambas.

- Continua após a publicidade -

Isto posto, assumindo que a produção efetiva das novas placas tenha início a partir do terceiro trimestre de 2020, é pouco provável que a Nvidia enfrente problemas de escassez de componentes ao longo desse processo e consiga abastecer o mercado com a próxima geração de placas GeForce e Quadro, mesmo com todos os problemas advindos do cenário atual tanto econômico quanto de disponibilidade de pessoal devido as medidas de isolamento que ainda vigoram em muitos países onde se encontram as linhas de produção de semicondutores e outros componentes para produtos eletrônicos.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.