Créditos: Guru3D

Processadores Intel Alder Lake-S deverão trazer socket LGA1700 [Rumor]

Lançado em 2021, novo conector deve suportar até 3 gerações de CPUs da fabricante

Os processadores Intel Alder Lake-S – que provavelmente serão os Core de 12ª geração – deverão utilizar o inédito socket LGA1700, conforme apontam rumores divulgados recentemente. Esse novo conector deverá ter dimensões de 45 x 37,5mm, o que mostra que ele seria maior que os 37,5 x 37,5mm das gerações LGA1151 e LGA1200.

As informações vêm da fabricante taiwanesa Lit-Tech, que cria ferramentas de teste de regulagem de tensão para o mercado asiático. Como descobriu o site Videocardz, o site da empresa já está listando equipamentos compatíveis com os processadores Alder Lake-S.

Apesar disso, ainda é importante notar que a página também mostra detalhes para muitas arquiteturas ainda não lançadas, como Ice Lake-S, Ice Lake-H e Tiger Lake-H. Eles listam até mesmo o interpositor Intel Xe DG1.

Só que essa não é a primeira vez que surgem especulações sobre o socket LGA1700. Anteriormente, ele foi mencionado pelo conhecido leaker KOMACHI_ENSAKA no Twitter lá no começo de janeiro de 2020.

Também começam a surgir detalhes de uma arquitetura de núcleos Big/Small que a Intel estaria preparando para seus processadores em 2020. Seria bastante parecida com o modelo big.LITTLE que a ARM tem oferecido há muito tempo nos seus designs de processadores para smartphones.

- Continua após a publicidade -


Fonte: Lit-Tech

Segundo a publicação, os processadores Intel Core de 12ª geração deverão trazer até 16 núcleos, sendo 8 "Big" (de alto desempenho) e o resto "Small" (para tarefas secundárias). Essas arquiteturas teriam o nome de Goden Cove, um sucessor para os cores Willow Cove. Também teria a arquitetura Gracemente como sucessora para os núcleos Tremont.


Fonte: Lit-Tech

Há ainda o interessante rumor de que o socket LGA1700 vai suportar até três gerações de processadores Intel Core. Isso seria uma grande mudança para a empresa, que é conhecida por criar placas-mãe sem grande longevidade. Como explica o site Videocardz, as mudanças de socket da empresa costumam ser consideradas desnecessárias e pouco justificadas para os consumidores.

Via: Videocardz, Guru3D
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.