Créditos: TechPowerUp

Asus lança linha de placas-mãe Z490, projetadas para os Intel Core de 10ª geração

São mais de 15 placas que prometem elevar o desempenho das CPUs Comet Lake-S

A Asus anunciou a sua nova linha de placas-mãe Z490 soquete LGA 1200, projetadas justamente para trabalhar em conjunto com os Intel Core de 10ª geração para desktops - lançados mais cedo no dia de hoje.

O chipset Z490 oferece várias opções de conexão, incluindo um controlador WiFi embutido, portas USB 3.2 Gen2, memória Intel Optane e suporte a RAID. A tecnologia OptiMem III da Asus, segundo a própria companhia, garante melhor integridade do sinal. Além disso, a AI Overclocking também está presente e utiliza um algoritmo proprietário para prever as configurações ideais de velocidade e tensão dos clocks, auxiliando os usuários a elevar o desempenho das suas CPUs.


A placa que leva o título de "topo da linha Z490" é a ROG Maximus XII Extreme, oferecendo clocks de memória superiores a 4800MHz e com compatibilidade para uso com mais de 80% dos kits DDR4 de 4600MHz. Ela conta com quatro slots M.2 e uma boa diversidade de portas USB.

A Maximus XII Extreme também possui uma placa adicional Thunderbolt 3, certificada pela Intel, que fornece velocidades bidirecionais de até 40 Gbps - um conector Thunderbolt 3 integrado suporta até seis dispositivos e fornece até 100 watts de energia para dispositivos de carregamento rápido. E para quem prefere as soluções sem fio, poderá aproveitar o suporte a WiFi 6 e Bluetooth 5.1.

As conexões com fio são fornecidas por um controlador Intel Ethernet I225-V que entrega Ethernet de 2,5 Gb, e um controlador Marvell 10GbE.

- Continua após a publicidade -

A  ROG Maximus XII Apex vem a seguir, com o mesmo design de 16 estágios de potência encontrado na Maximus XII Extreme e um dissipador de calor colocado em cima dos componentes de energia. Ela inclui dois conectores de oito pinos no canto superior esquerdo para complementar o conector ATX padrão de 24 pinos e também possui o ASUS OptiMem III.

Já a ROG Maximus XII Formula confia em dissipador de calor híbrido CrossChill EK III para funcionar até 50 °C mais frio do que os modelos padrão de refrigeração a ar. Seu VRM possui um bloco de água CrossChill projetado em colaboração com a EK Water Blocks. Os usuários também podem tirar proveito do AI Cooling e do AI Networking com a tecnologia GameFirst VI.

- Continua após a publicidade -

O diferencial da ROG Maximus XII Hero (Wi-Fi) são o adaptador Intel WiFi 6 e as duas portas Ethernet, com uma fornecendo velocidades de até 5 Gbps. Ela suporta até três dispositivos de armazenamento NVMe e conta com todas as tecnologias citadas até então - além de ter LEDs RGB personalizáveis.

Vamos analisar esse modelo!

Partimos agora para o combo ROG Strix, que conta com a Z490-E Gaming, Z490-F Gaming, Z490-H Gaming, Z490-A Gaming,  a microATX Z490-G (Wi-Fi) e a mini-ITX ROG Strix Z490-I Gaming. Alguns destaques incluem:

- A Strix Z490-E Gaming possui uma fan opcional que pode ser conectada ao dissipador de calor VRM para resfriamento adicional durante o overclock.
- A Strix Z490-E possui conectividade Wi-Fi 6 e Bluetooth, enquanto a Strix Z490-F e Z490-H contam com um slot M.2 E-key para um módulo WiFi opcional.
- A ROG Strix Z490-A Gaming é bastante semelhante à Z490-H. exceto por seu acabamento na cor branca.

Como se não fosse o bastante, ainda temos as TUF Gaming Z490-Plus, áudio integrado Realtek S1200A, e TUF Gaming Z490-Plus (WiFi), com suporte a Wi-Fi 6 e Bluetooth 5.1. E, chegando às placas ASUS, temos:

- A ASUS ProArt Z490-Creator 10G, com rês slots PCIe x16;
- A ASUS Prime Z490-A, com suporte a até 128GB de memória DDR4 4600 MHz;
- As ASUS Prime Z490M-Plus e Prime Z490-P, intituladas como as mais acessíveis da linha.

Até então, não temos informações sobre os preços de cada placa-mãe, Mas, em breve, a ASUS também anunciará as séries de placas ASUS e ROG H470, B460 e H410, oferecendo mais opções para atender as demandas de seus clientes - e suas capacidades orçamentárias. 

Via: TechPowerUp, guru3d
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.