Créditos: AMD

Cézanne será a próxima geração de CPUs mobile da AMD, com Zen3 e RDNA2 [Rumor]

Sucessora da arquitetura Renoir deve ser lançada para brigar com os futuros processadores Tiger Lake-H da Intel

Apesar do amplo domínio da Intel, a AMD começou a dar suas primeiras cartadas no mercado de processadores mobile, com o lançamento da série Ryzen 4000H — codinome "Renoir" e baseados nas microarquiteturas Zen 2 e Vega em 7 nm — e tendo o Ryzen 9 4900HS o principal representante desta nova linha de CPUs, porém, a empresa da Dr. Lisa Su já estaria pensando nos próximos passos para tentar ganhar seu espaço nesse concorrido mercado.

Segundo informações divulgadas pelo leaker @_rogame, a próxima geração de processadores mobile da AMD terá o codinome Cézanne, sendo essa uma referência ao pintor pós-impressionista francês Paul Cézanne, assim seguindo a nomenclatura que a AMD vem adotado para seus chips compactos para dispositivos móveis, apelidando eles com nomes de famosos pintores do passado.

Porém, não estamos aqui para falar sobre arte, mas sim de hardware: segundo @_rogame, a futura geração Cézanne trará mudanças significativas em relação a atual arquitetura Renoir, com as chegadas das microarquiteturas Zen3 (para CPU) e RDNA2 (para iGPU) para as CPUs mobile.

- Continua após a publicidade -

Com essas mudanças, se espera, por exemplo, ganhos de até 15% no IPC na parte de CPU em relação à geração Zen 2, com um grande salto de desempenho e melhor consumo energético. Além disso, a chegada da RDNA 2 deverá ser a maior melhoria de iGPU em 3 gerações, além de trazer o suporte ao DirectX 12 Ultimate da Microsoft.

Os processadores AMD Cézanne deverão ter a competição da futura geração Tiger Lake da Intel, essa em 10 nm+ e que trazendo novidades interessantes, como os núcleos Willow Cove e os novos gráficos integrados Xe.

Com a recente confirmação por parte da AMD que os processadores Zen 3 e RDNA2 serão lançados até o final de 2020, possivelmente teremos mais informações sobre essa nova geração de CPUs para notebooks em um futuro próximo.

Fonte: TechPowerUp, OptoCrypto
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.