Créditos: Microsoft

Próxima atualização do Windows 10 ajustará indexação e promete acabar com alto uso do disco

Teste feito em prévia do update, previsto para chegar em maio, se mostrou promissor 
Por Gabriel Tagarro 28/04/2020 17:04 | atualizado 28/04/2020 17:04 Comentários Reportar erro

Quem nunca percebeu uma certa lentidão no Windows 10 e, ao abrir o gerenciador de tarefas, viu o HD com 100% de uso? Pois saiba que a Microsoft finalmente ouviu a comunidade e, ao que tudo indica, esse problema pode ser resolvido de vez na atualização do sistema operacional prevista para o mês de maio. 

Como explica o TechRadar, o recurso que chegará com o update v2004 envolve um ajuste na indexação de arquivos – justamente um dos “vilões”.

Créditos: Reprodução

O Windows Search indexa arquivos presentes nos discos rígidos do sistema em uma tentativa de acelerar a pesquisa quando necessário. Tudo funciona bem, exceto quando esse processo ocorre durante o uso do computador, sobrecarregando o disco rígido, causando lentidão e atrapalhando outras atividades.

- Continua após a publicidade -

A nova atualização, que deve chegar em breve, permitirá ao Windows Search identificar os horários de pico de uso para evitar a indexação justamente quando o usuário está diante do PC. Assim, o sistema interromperá completamente qualquer atividade de indexação quando houver transferência e exclusão de arquivos, ou quando os discos estiverem com alta atividade. 

O site Windows Latest já testou o recurso em uma versão prévia da atualização e apontou resultados promissores, com sistemas equipados com HDs mecânicos se tornando visivelmente mais rápidos. Para SSDs é improvável que sejam percebidas melhorias significativas, pois os mesmos são muito mais velozes.

É importante registrar, no entanto, que o processo de indexação pode afetar de certa forma o uso de SSD e CPU, atrapalhando o desempenho geral da máquina. 

Créditos: Windows Latest/ Reprodução

- Continua após a publicidade -

Essa é uma ótima notícia, principalmente para os usuários de computadores e notebooks mais antigos, já que a novidade pode dar nova vida a esses sistemas.

Via: TechRadar Fonte: Windows Latest
Assuntos
Tags
  • Redator: Gabriel Tagarro

    Gabriel Tagarro

    Formado em jornalismo pela Universidade Castelo Branco, é apaixonado por games desde 1994, quando ganhou um Master System. Joga de tudo um pouco, seja no PC ou no console. Ama tecnologia e escreve com prazer sobre tudo que a envolve.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.