Créditos: Divulgação: Intel

Até 5.3GHz e mais núcleos: chega a 10ª geração de CPUs Intel para desktops

Comet Lake-S melhora jogo da Intel para fazer frente aos AMD Ryzen

A Intel apresentou sua 10ª geração de processadores pra computadores domésticos, codinome Comet Lake-S, com foco em alta performance. Para isso a empresa investiu em melhorias nos produtos, várias focadas na comunidade de entusiastas, além de "encorpar" diversas especificações de seus produtos com aumento de frequências, de núcleos e de recursos.

A linha cobre desde os modelos Pentium Gold até modelos Core i9, e em várias delas temos mudanças importantes. Os modelos Core i3 sobem para 4 núcleos e 8 threads, os Core i5 passam a ter o hyperthreading e com isso trazem a configuração de 6 núcleos e 12 threads, os Core i7 se tornam octa-core com 16 threads e por fim o Core i9 passa a oferecer 10 núcleos e 20 threads. Além do aumento de núcleos, toda a família Core agora tem o Hyperthreading.

O suporte às memórias também foi ampliado para operação até 2933MHz nos modelos Core i9 e i7. As frequências do próprio processador também tiveram aumentos, com vários modelos se aproximando e até superando os 5.0GHz em boost, e o topo de linha, o Core i9-10900K, chega a 5.3GHz em um núcleo e 4.9GHz em todos os seus 10 núcleos.

Apesar do incremento nas configurações, os preços foram mantidos, com o Core i9-10900K sendo anunciado pelos mesmos 488 dólares do Core i9-9900K, por exemplo. Isso representa uma importante evolução no preço por thread do processador, algo que a linha Ryzen da AMD apresentava clara vantagem.

- Continua após a publicidade -

Os ganhos de performance variam, chegando a até 81% mais quadros por segundo comparados com um PC de 3 anos atrás (usaram nesse comparativo o 7700K vs o 10900K) e 33% comparado ao topo de linha da geração anterior, o 9900K.

Um dos focos foi maior capacidade de ajustes dos produtos, com modificações no funcionamento do processador através do Extreme Tuning Utility, ferramenta de overclock da Intel. Agora será possível ajustes mais finos, como uma curva de tensão elétrica e frequência, possibilidade de desligar o HyperThreading em núcleos específicos.

Importante destacar que o overclock não é coberto pela garantia, sendo que a empresa oferece planos pagos para cobertura adicional dessas situações. O overclock também segue bastante limitado, com apenas os modelos com a letra K sendo desbloqueados para modificações nas frequências de operação.

- Continua após a publicidade -

Outra novidade focada nos entusiastas foi a evolução do sistema de resfriamento. Para isso, a empresa deixou o die do processador mais fino, e em contrapartida aumentando o tamanho do IHS - interface heat spread, a peça metálica na parte externa do processador que ajuda na dissipação de calor - e aumentando a quantidade de cobre utilizada, mudanças que melhoram a capacidade de dissipar calor do chip. Isso aumenta a capacidade do overclock do sistema, além de viabilizar ganhos de performance através de turbo no clock por período maiores.

Os processadores mainstream da 10ª geração também estão recebendo um recurso presente na linha Extreme. O Turbo Boost Max Tecnology 3.0 identifica os dois melhores núcleos do processador, fazendo o sistema operacional direcionar para eles os trabalhos mais intensos e que não podem ser distribuídos entre todos os núcleos.

Os processadores Intel Core de 10ª geração chegamno próximo mês ao mercado. A empresa lançará junto com esses novos CPUs um conjunto de novos chipsets da série 400, que chegarão ao mercado através das fabricantes parceiras da Intel.

Tags
  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.