Créditos: TweakTown

Intel pode ser a primeira a implementar DDR5, AMD deve ter suporte em 2022 [RUMOR]

AMD pode estar planejando implementar DDR5 com microarquitetura Zen 4

Novos rumores começaram a aparecer, indicando que a AMD tem planos de lançar o padrão de memória DDR5 até 2022. Apesar disso, algumas publicações afirmam que a Intel será a primeira a introduzir a tecnologia em seus produtos. Segundo um suposto slide interno da responsável pelos Ryzen, a tecnologia seria implementada em conjunto com a arquitetura Zen 4.

A imagem acima mostra as especificações das memórias DDR5, ao lado da DDR4, que é o modelo atual. Apesar de não haver menções a datas, alguns sites afirmam que são os planos para os próximos dois anos da AMD, o que poderia dar margem para a Intel implementar a tecnologia primeiro.

De qualquer modo, é possível ver que o DDR5 irá trabalhar com frequências de 3200Mbps até 8400Mbps. O que é extremamente mais alto que os modelos atuais, que alcançam, no máximo, 3200Mbps. Para isso, sua densidade também será maior. Começando em 8GB e chegando até 64GB por módulo.

O esperado é que o padrão DDR4 tenha uma diminuição de presença no mercado nos próximos três anos, para início da implementação do DDR5. O atual modelo já está vigente há cinco anos, sendo amplamente utilizado. Alguns dos principais fabricantes de DRAM, como a SK Hynix por exemplo, já sugeriram para a indústria que estão prontos para iniciar a produção da próxima geração de memória ainda em 2020.

- Continua após a publicidade -

É esperado que a Intel mantenha a liderança e comece utilizar o DDR5 em seus Processadores Xeon "Sapphire Rapids". Já a AMD implementaria o padrão com sua nova microarquitetura Zen 4. Apesar do planejamento indicar que a tecnologia será apresentada no próximo ano, em 2021, o início da comercialização está programada apenas para 2022. 

Apesar disso, a AMD pode trazer o DDR5 em conjunto com o processo de 5nm. Enquanto a Intel está atrasada na litografia, sem conseguir implementar os 7nm, onde a concorrente já está consolidada. Além da introdução do DDR5, é esperado que o PCIe 5.0 também esteja presente em toda a linha da AMD. O USB 4.0 -variante do Thunderbolt 3, com uma velocidade de 40Gbps e suporte a carregamento e transmissão de sinal DP -, também já deve estar disponível para essa próxima geração.

Ainda não há nenhuma confirmação sobre as datas que as empresas planejam implementar o DDR5, todas as informações ainda são rumores. Mas, já se sabe que o DDR6 já está começando a ser desenvolvido. 

Via: TechPowerUp, TweakTown, Guru3D
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.