Créditos: TSMC.com

TSMC começa desenvolvimento de processo de fabricação de chips em 2nm

O anuncio a investidores vem antes mesmo da chegada dos primeiros aparelhos com chips em 5nm e do inicio da fabricação de chips em 3nm

O processo de fabricação de componentes eletrônicos estar cada vez mais miniaturizado é uma necessidade, não apenas pela escassez cada vez maior de matéria prima para a produção, mas também por questões de eficiência térmica, redução nos tempos de transmissão de informação, frequências mais altas sem que haja um aumento muito grande em consumo de energia, e uma das principais parceiras das fabricantes de hardwares é a taiwanesa TSMC. Ainda que o desenvolvimento das arquiteturas seja feito pelas próprias empresas, a fabricação dos componentes é terceirizada, e dentre as principais empresas que se valem dessa parceria com a TSMC estão Apple, Nvidia e AMD.

Com a Apple migrando sua microarquitetura para 5nm e Nvidia e AMD focando em 7nm, a TSMC já se antecipou e anunciou em uma reunião com investidores que já está desenvolvendo o processo de fabricação de componentes em 2 nanômetros, como apontado pelo Digitimes. Ao que parece, este é o único processo de fabricação em 2nm oficialmente em desenvolvimento, pelo menos até o momento, o que pode a médio e longo prazo dar uma considerável vantagem para a fabricante taiwanesa em relação a outras fabricantes de componentes eletrônicos.

Claramente o processo ainda está em estágio bem inicial, uma vez que a TSMC nem fez ainda a transição para os 5nm e no meio do caminho ainda teriam os 3nm, então não existem muitas informações concretas sobre a fabricação em 2nm além do fato que ele existirá e possivelmente a TSMC será uma das pioneiras nessa fabricação quando ela for uma realidade.

- Continua após a publicidade -

É esperado que ainda em 2020 cheguem ao mercado mais produtos utilizando a microarquitetura em 7nm, e possivelmente os primeiros produtos em 5nm. Isto posto, é promissor que, mesmo em meio a uma crise econômica e uma pandemia, ainda seja possível esperar muitas mudanças e inovações na fabricação de componentes eletrônicos num futuro bem próximo.
 

Via: Guru3D
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio Carvalho

    Daniel Trefilio Carvalho

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.