Créditos: Digital Trends

Nvidia estaria trabalhando em chip de 5 nanômetros - Ampere pode ser anunciada em maio

A nova litografia não será utilizada nas GPUs da próxima geração

De acordo com informações do DigiTimes, a Nvidia é a mais nova cliente para os 5 nanômetros da TSMC. Esses chips não devem ser lançados na próxima geração de placas gráficas, uma vez que a fabricante já afirmou que usará os 7nm da TSCM e Samsung nas GPUs da próxima geração.

Algumas especulações sugerem que a companhia estaria atualizando seu SoC (Sistema em Chip) Tegra. Como ele pode ser utilizado em diversos dispositivos mobile, a ideia vai mais longe e passa pela possibilidade de um novo chip para o Nintendo Switch 2. Porém, não passa disso até então: especulações.

As GPUs Ampere da próxima geração devem resultar em projetos como uma GeForce RTX 3070 e RTX 3080 - que, como já comentamos, usarão o processo de 7nm. 

O DigiTimes afirma que essa informação chegou através de "fontes da indústria" e não temos qualquer detalhe sobre os planos da Nvidia. Segundo elas,  tanto a citada quanto a AMD estão aumentando seus pedidos da TSMC o suficiente para aumentar os lucros da fornecedora taiwanesa e combater os prejuízos relacionados ao coronavírus. A AMD também estaria fazendo pedidos de 5nm para iniciar seus processadores EPYC Genoa.

- Continua após a publicidade -

Ampere em maio?

Em paralelo a isso, Huang Jensen, CEO da Nvidia, anunciou hoje que apresentará uma keynote no dia 14 de maio. Devido à pandemia do Covid-19, a empresa transformou a GTC 2020 em um evento digital, mas anunciou que a parte mais importante será realmente realizada. Por usar a expressão "Get Amped" (Fique empolgado) no comunicado à imprensa, a grande expectativa é que a arquitetura Ampere seja apresentada oficialmente.

"Huang destacará as mais recentes inovações da empresa em IA, computação de alto desempenho, ciência de dados, máquinas autônomas, assistência médica e gráficos durante a keynote gravada." - Comunicado da Nvidia.

"Huang destacará as mais recentes inovações da empresa em IA, computação de alto desempenho, ciência de dados, máquinas autônomas, assistência médica e gráficos durante a keynote gravada." - Comunicado da Nvidia.

Pelo que sabemos, essa keynote será publicada no Youtube. Porém, não há certeza de que será uma transmissão ao vivo - o videocardz aposta em uma apresentação pré-gravada.

Via: TechPowerUp, TweakTown, Tomshardware, Videocardz
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.