Índice do Artigo

Variedades

GPU Intel ‘Ponte Vecchio’ para placas de vídeo com 7nm entra em estágio alpha

GPU Intel ‘Ponte Vecchio’ para placas de vídeo com 7nm entra em estágio alpha
Créditos: Teclab

Novos arquivos da GPU mais potente da Intel, que será destinada para supercomputadores, começaram a aparecer. Segundo as listagens encontradas, a Ponte Vecchio, codinome do projeto, já recebeu cinco iterações. Cada uma delas aparece com uma pequena descrição e diferentes nomenclaturas. A quinta modificação aparece com o nome “Alpha“, o que indica que ela já pode estar com o projeto sendo finalizado. A empresa ainda não falou oficialmente sobre as suas próximas novidades.

Os arquivos encontrados mostram que a Intel começou o processo com um teste “pré-alfa”. Isso pode indicar que esse era um modelo totalmente inicial, com ainda muitas modificações. A cada nova iteração – que é o processo de repetição de uma ou mais ações -, a GPU foi recebendo nomenclaturas “maiores”.

Saindo a primeira nomencla já é possível notar que há aumentos constantes. A listagem mostra que passa do GAP “V2” chegando até o “GAP” V5 “. Você pode conferir a descrição do arquivo abaixo:

Arquivo 1 da GPU Intel Ponte Vecchio :

  • “Placa gráfica Ponte Vecchio RVP AIC (pré-alfa), GAPV3KI2TC; Placa gráfica Ponte Vecchio RVP AIC (pré-alfa), GAPV4KI2TC; Placa gráfica Ponte Vecchio RVP AIC (pré-alfa), GAPV5KE2TC;”

Arquivo 2 da GPU Intel Ponte Vecchio :

  • “Placa gráfica Ponte Vecchio RVP AIC (pré-alfa), GAPV2KE2TP; Placa gráfica Ponte Vecchio RVP AIC (pré-alfa), GAPV4KI2TP; Placa gráfica Ponte Vecchio RVP AIC (pré-alfa), GAPV5KE2TP;”

Arquivo 3 da GPU Intel Ponte Vecchio :

  • Kit de atualização Ponte Vecchio Si (pré-alfa), GAPV2KE2TP; Kit de atualização de Ponte Vecchio Si (Alpha), GAPV3KE2TA; Kit de Atualização Ponte Vecchio Si (Qual Interno), GAPV3KI2TQ; Kit de Atualização Ponte Vecchio Si (Qual Externo), GAPV3KE2TQ;

Como ainda não há nenhuma menção oficial da Intel, os nomes são usados para algumas deduções. O site WCCFTech, por exemplo, acredita que o nome GAPV5 representa as iniciais de: Graphics, Alpha, Ponte Vecchio Versão 5.0.

{conteudo_direito::61661}

Já sabemos que o projeto Ponte Vecchio promete ser grande. O O arquiteto-chefe da Intel, Raja Koduri, já disse publicamente que a GPU Xe que eles estão construindo seria “o pai de todas as GPUs”. Koduri não se referia apenas aos projetos desenvolvidos pela Intel, mas tudo o que a indústria já viu.

Se o pronunciamento do arquiteto-chefe se confirmar, essa GPU será voltada à construção de supercomputadores exascale, de classes empresariais. O projeto será o sucessor da atual linha Xe HP e é esperado que, no mínimo, supere em muito o desempenho do atual modelo.

Alguns vazamentos dizem que até seis GPUs Ponte Vecchio serão utilizadas em um modelo de supercomputador exascale, que será chamado de Aurora. Essa supermáquina também irá utilizar dois processadores Sapphire Rapids Xeon. As GPUs serão conectadas usando CXL (Compute Express Link), com o software OneAPI.

Outra informação revelada é que as novidades da Intel terão tecnologia de empacotamento Foveros, juntamente com o CXL. Apesar do projeto Ponte Vecchio não ser direcionado para o público gamer, é esperado que ela apresente cache ultra-alto e alta largura de banda de memória.

Também se espera que a Ponte Vecchio tenha uma alta taxa de transferência FP, de precisão dupla. A Intel também deve apresentar modelos das GPUs Xe para HPC, Exascale, DL, Training, Cloud GFX, Media Transcore Analytics, Estação de trabalho, Jogos , PC Mobile e Ultra Mobile.

Alguns sites estão falando que a empresa deve apresentar sua GPU Xe Ponte Vecchio,  baseada em 7nm dia 17 de novembro. Apesar disso, ela só deve chegar ao mercado no quarto trimestre de 2021.

Via: WCCFTech

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções