Créditos: NUDEcnc

NUDEcnc lança ferramentas baratas para Delid de CPUs Intel LGA115X

Arriscada técnica envolve a remoção do IHS (dissipador de calor integrado) do processador

A companhia britânica NUDEcnc lançou ferramentas baratinhas para facilitar o processo de Delid – técnica utilizada por overclockers para obter temperaturas menores em sua CPU. Para quem não conhece, o delidding envolve a remoção o IHS (Integrated Heat Spreader ou Dissipador de Calor Integrado) do seu processador, algo arriscado e que pode acabar inutilizando a sua peça.

Como aponta o site Tom's Hardware, esse é o primeiro passo que os especialistas decidem tomar quando apenas instalar um cooler mais robusto não é suficiente. É exatamente para esse público-alvo que a NUDEcnc lançou a sua ferramenta NLAP IHS.

Site oficial: NLAP Die e NLAP IHS

Caso você realmente queira arriscar tudo e não possui medo das consequências, há um passo ainda mais radical. Você pode comprar a ferramenta NLAP Die, que pode ser usada para polir o die da sua CPU.

- Continua após a publicidade -

Isso mesmo, você pode desgastar a camada superior do seu processador, levando à transferência de calor mais eficiente possível. Geralmente, o polimento do dissipador de calor integrado é uma alternativa mais segura ao delidding, então dá para ver como o desgaste do die pode ser visto como algo extremo. O lado positivo é que o NLAP Die também pode ser usado para o polimento do IHS.

É importantíssimo lembrar que executar qualquer uma dessas atividades vai invalidar a sua garantia. Além disso, só é recomendado que você faça isso caso saiba o que está fazendo – e que executa essas ações por sua própria conta e risco.


Fonte: NUDEcnc

O kit com o NLAP Die e o NLAP IHS juntos custa US$ 32 em mercados internacionais.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.