Créditos: WccFTech

RTX Voice: filtro de ruídos da Nvidia pode ser instalado em GPUs GTX! Veja como

Apesar de a solução não ser oficial, conseguimos realizar a operação com uma GTX 1050 Ti em nosso tutorial

A Nvidia apresentou recentemente o RTX Voice, um novo software de áudio que utiliza inteligência artificial para filtrar ruídos e melhorar transmissões e conversas em áudio feitas pela web. O programa foi apresentado como uma exclusividade para as placas de vídeo RTX, mas um membro do fórum Guru3D descobriu que dá para instalar a novidade em GPUs anteriores da fabricante. 

A Nvidia distribui o instalador do RTX Voice por meio de seu site e se o usuário tenta instalar o programa em uma placa de vídeo sem Tensor Cores, o sistema já avisa que o procedimento não é possível. David Lake, do Guru3D, encontrou uma solução para driblar o problema e que funciona até mesmo no Windows 7.

Nós colocamos a ideia à prova usando um notebook Windows 10 com a GTX 1050 Ti e mostramos o passo a passo para realizar a instalação. É importante lembrar, porém, que a solução não é oficial e pode apresentar problemas, já que é feita para GPUs RTX. Logo, você deve seguir o procedimento por sua conta e risco.

Instalando o RTX Voice em uma GPU GTX

Antes de mais nada, baixe o instalador do RTX Voice no site da Nvidia. O link para download está disponível no item "Download the App" e também pode ser feito diretamente aqui. Após o arquivo ser baixado, inicie o processo de instalação normalmente.

Como esperado, você deve receber uma mensagem de erro dizendo que sua GPU não é compatível com a novidade, assim como na tela acima. Após a negativa, feche o programa. A tentativa de instalação resulta na descompactação automática dos arquivos do RTX Voice, que ficam localizados em C:\temp\NVRTXVoice. 

- Continua após a publicidade -

Para chegar até a pasta com os arquivos descompactados, abra o comando Executar do Windows 10 (Ctrl + R) e busque por C:\temp\NVRTXVoice. Quando o diretório abrir, entre em NvAFX e encontre o arquivo RTXVoice.nvi.

Em seguida, é preciso abrir o arquivo RTXVoice.nvi com o Bloco de Notas do Windows 10 e remover a seção "constraints", que inclui o conteúdo marcado na imagem abaixo:

- Continua após a publicidade -

Após fazer a mudança, basta salvar o arquivo RTXVoice.nvi novamente. É importante destacar que o procedimento de edição deve ser feito com privilégios administrativos, que podem ser alterados facilmente na aba "Compartilhar", presente na parte superior do Explorador de Arquivos do Windows, entre as opções Início e Exibir.

Com a alteração feita, o usuário só precisa retornar à pasta C:\temp\NVRTXVoice e realizar a instalação utilizando o executável Setup. Caso nada dê errado, o processo de implementação do RTX Voice no PC deve seguir normalmente.

 

De acordo com relatos colhidos pelo site Guru 3D, o RTX Voice funciona com diversas placas de vídeo da série 10 e 16, mas o sucesso na operação não é garantido. Além disso, como o processo de instalação é recente, ainda não existem informações sobre eventuais problemas e impacto na performance causados pelo uso do software em GPUs não compatíveis oficialmente. Com isso em mente, repetindo, o processo deve ser feito por conta e risco do usuário.

Programas compatíveis com RTX Voice

Caso você realize a instalação do programa, também é importante ressaltar que o RTX Voice funciona apenas em alguns programas compatíveis atualmente.

Abaixo, segue a lista de softwares que já conseguem trabalhar com a tecnologia da Nvidia que usa inteligência artificial para melhorar a qualidade de áudio:

OBS Studio
XSplit Broadcaster
XSplit Gamecaster
Twitch Studio
Discord
Google Chrome
Battle.net Chat
WebEx
Skype
Zoom
Slack
Steam Chat

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Guru3D
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.