Créditos: Videocardz

Placas-mãe Z490 vazadas: placas para 10ª geração Intel Core aparecem na internet

Informações surgiram no Twitter e até em páginas de produto erradas
Por Saori Almeida 22/04/2020 17:16 | atualizado 22/04/2020 17:16 Comentários Reportar erro

O último final de semana foi bastante movimentado para quem está na espera das novas placas-mãe Z490. Desde sexta-feira (17), vários vazamentos desses componentes surgiram - vindo inclusive de fabricantes.

De acordo com os rumores, essa linha será baseada no soquete LGA1200, ou seja, suportarão as CPUs Comet Lake-S e Rocket Lake-S - mas, se vazamentos estiverem certos, a série  Alder Lake-S já apresentará o novo soquete LGA1700.

Seguindo a cronologia de postagens do videocardz, na última sexta a própria Asus teria publicado imagens da série Z490 PRIME acidentalmente. As fotos foram encontradas em páginas de produto de placas-mãe Z390 PRIME e H470.

Pelo que sabemos até então, a Asus PRIME Z490-P é uma placa-mãe ATX padrão destinada a sistemas de orçamento mais baixo. Ela possui dois slots PCIe x16 e quatro slots x16.

Já a Prime Z490-A traz um design premium com suporte E/S pré-instalado e espaço para, pelo menos, dois drives M.2. Além disso, também deve contar com três slots PCIe x16 e três PCIe x1.

- Continua após a publicidade -

Nenhuma das duas parece ter adaptadores WiFi integrados, e trazem apenas uma porta Ethernet.

Já no domingo (19), o usuário do Twitter KOMACHI "entrou na onda" e revelou algumas placas-mãe Z490 da MSI. Infelizmente, os tweets já não estão disponíveis na plataforma, mas seguimos o que o videcardz conseguiu coletar.

De acordo com o primeiro vazamento, a MSI MEG Z490 GODLIKE possui três slots PCIe x16 e um slot M.2 triplo com uma placa M.2 “Xpander-Z Gen 4” adicional. O "Gen 4" no nome sugere que a placa é compatível com o PCIe 4.0, o que é muito curioso já que a 10ª geração, codinome Comet Lake-S, não traz esse recurso. Como aponta a PC Gamer, fazendo menção a vazamentos de produtos da Gigabyte, esse suporte tornaria esses produtos prontos para essa tecnologia quando ela chegar com uma nova leva de produtos da Intel, potencialmente a geração Rocket Lake-S, e que deve ter suporte ao PCIe 4.0.

- Continua após a publicidade -

Além disso, ela também pode ter dois slots Thunderbolt 3 e uma combinação de portas 10Gbe Aquantia e 2.5Gbe Ethernet. Por fim, essa placa-mãe chegaria com um monitor OLED integrado. A série MEG foi projetada para entusiastas.

Mais tarde, KOMACHI trouxe informações sobre outras três placas MSI: a  MPG Z490M Gaming Edge WiFi, MPG Z490 Gaming Plus e a Z490-A PRO.

A  MPG Z490M Gaming Edge WiFi, por sua vez, é a primeira placa-mãe Mini-ATX a vazar da série Intel 400. As MPG representam o segmento intermediário superior da linha MSI. A Z490-A PRO seria o modelo mais básico até então, e espera-se que também seja a Z490 mais barata da fabricante.

Em paralelo a todos esses leaks, o usuário bastante conhecido  momomo_us soltou o que seriam os preços europeus para a série MSI Z490. Confira abaixo:

E, para finalizar o super combo, nesta segunda (20) surgiram quatro placas-mãe da série  ROG Maximus XII - topo de linha da Asus. Estamos falando aqui das ROG Maximus XII Formula, Extreme, Hero (Wi-Fi) e Apex, que até onde sabemos suportam memória DDR4-4800 OCed.

No entanto, um detalhe que chama atenção nas suas especificações foi o suporte a  PCI-Express 3.0, não 4.0. Como comentamos, algumas placas já estão trazendo suporte a nova tecnologia, mas não é o caso nesse modelo.

A ROG Maximus XII Extreme é a única placa-mãe E-ATX da série ROG. Todas as placas, com exceção da Hero, devem possuir redes de 2,5 Gbe - a Formula e a Extreme também têm redes 10Gbe. 

Por fim, a linha Maximus XII também trará um modelo chamado Extreme Glacial, mas que, infelizmente, não tem imagens até então. Porém, é  relativamente seguro apostar em uma cor diferenciada.

São várias informações até aqui, mas a expectativa é que apareçam mais detalhes sobre essas placas nas próximas semanas.


Via: Videocardz (1), (2), (3), (4)
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.