Créditos: Andres Ketzer

Demonstração incrível da Unreal Engine 4 mostra tecnologia next-gen de fumaça

Conjunto de ferramentas FluidNinja VFX mostra como será iluminação volumétrica na próxima geração

O desenvolvedor Andras Ketzer lançou uma incrível demonstração feita no motor gráfico Unreal Engine 4, que dá uma boa ideia de como serão os efeitos de fumaça nos games de próxima geração. O software mostra um pote com gelo seco sendo iluminado por um único ponto verde de luz, o que já é suficiente para impressionar com uma densidade e um realismo ainda inédito em gráficos gerados em tempo real.

De acordo com o site Tweak Town, o efeito só é possível por causa de uma tecnologia chamada Ray Marching. Trata-se de uma técnica de renderização de efeitos volumétricos que é capaz de injetar dados 2D em espaços 3D.

Site oficial: FluidNinja VFX Tools

Vale notar que esse é um recurso diferente do Ray Tracing. Isso porque o Ray Tracing se aplica apenas a superfícies. Já o Ray Marching basicamente passa através dos dados da superfície, o que faz com que ele seja considerado o "irmão maior" do Ray Tracing.

- Continua após a publicidade -

Essa demonstração de caldeirão feita por Andras Ketzer roda numa placa de vídeo Nvidia GeForce GTX 1070 e na resolução 1080p, atingindo uma taxa média de 182 quadros por segundo.

Só que não se trata de exatamente uma geometria 3D. Na verdade é um flipbook bidimensional que simula visuais tridimensionais ao usar sombras e truques de perspectiva. O modelo de simulação de fluidos do desenvolvedor utiliza como base o FluidNinja VFX, que permite simulações do tipo em tempo real usando a Unreal Engine 4.

O resultado é uma fumaça incrivelmente radiante, que parece ter saído diretamente de um jogo triplo A da próxima geração de consoles.

Via: Tweak Town
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.