Créditos: Macnica Cytech

Intel domina mercado chinês com quase 80% do market share no Q1 de 2020, segundo benchmark

Dados do Master Lu mostram ainda que os três processadores mais usados no país são da Intel

A Intel tem uma dominância esmagadora no mercado chinês de processadores. Ao menos é isso qeu indicam os dados obtidos pelo popular benchmark Master Lu no país, que apontam que quase 80% das CPUs usadas por lá são de fabricação da Intel. Segundo o relatório do programa, essas são as proporções:

Porcentagens da Intel no CPU Market Share da China, segundo o Master Lu:

- Geral: 78,8%
- Desktop: 77,08%
- Notebooks: 81,03%

Claro que é importante enfatizar que esses são dados obtidos pelas CPUs testadas no benchmark. Contando números de vendas que não chegaram a rodar um benchmark no Master Lu, podemos ter diferenças nos valores, mas mesmo assim uma dominância desse nível não deve estar tão distante dos números contabilizando a totalidade de processadores vendidos. Os dados do Master Lu já servem como um interessante insight para o mercado chinês.

Liderança da Intel também nos modelos mais populares

- Continua após a publicidade -

Outra informação trazida pelo relatório do Master Lu é o ranking de modelos de CPU mais populares da China. Nos três primeiros lugares, tanto em desktop como em notebooks, temos modelos da Intel. O processador mais popular da China em computadores domésticos é o Core i5-9400F, e em notebooks é o Core i7-9750h, mostrando perfis bem diferentes.

Os consumidores escolhem notebooks por completo, sendo que computadores dá pra montar de maneira customizada, mas ainda assim é de se imaginar que a venda de builds completas deve ter tido um impacto considerável na popularidade desses componentes.

A AMD vai aparecer pela primeira vez na quarta posição, com o Ryzen 5 3500 tanto em desktops como em notebooks. Mas é interessante que no ranking de performance, com as melhores pontuações obtidas no Master Lu, a AMD já tem um destaque melhor:

- Continua após a publicidade -

AMD consegue pelo menos a GPU mais popular

Indo para a parte de GPUs, temos alguns dados também que vale mencionar. A Nvidia segue na liderança, com 67,18% do market share, o que deixa 32,73% para a AMD, mas o "lado vermelho" tem o modelo de GPU específica mais popular do país, a RX 580 Series:

E o ranking de performance das GPUs fica bem dentro do esperado:

Fonte: WCCFTech
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.