Créditos: Debayan Sutradhar

Sistema baseado em Raspberry Pi mostra estatísticas de seu hardware em tempo real

Jovem desenvolvedor criou solução para ver dados como uso de RAM rapidamente

O jovem desenvolvedor Debayan Sutradhar criou um sistema baseado em Raspberry Pi que mostra estatísticas de hardware de um computador em tempo real. Com isso, o usuário pode ver dados como a temperatura do seu processador ou o uso de sua memória RAM de maneira instantânea.

Sutradhar é alguém que já está bastante familiarizado com projetos do tipo DIY (Faça você mesmo) usando o Raspberry Pi. Para criar o monitor de estatísticas de hardware, ele usou um Raspberry Pi 3 B – mas esse projeto também pode rodar em outros modelos do Pi, como o Pi Zero.

Como parte do seu sistema, o jovem desenvolvedor ainda utilizou uma tela de 7 polegadas para exibir a interface de usuário. Essa UI foi criada utilizando o JavaFX e utiliza uma ferramenta de monitoramento de hardware baseada no sistema operacional Windows.

O aplicativo para computador possui alguns dados que podem ser modificados, como a frequência com que a informação é atualizada na tela do Rapsberry Pi. De qualquer modo, esse projeto utiliza uma baixa quantidade de memória, com apenas 30MB de RAM sendo consumidos após três horas rodando.

Fonte: Debayan Sutradhar

- Continua após a publicidade -

Como explica o site Tom's Hardware, o projeto ainda é um trabalho que está em progresso. Para quem quiser acompanhar a evolução de Debayan Sutradhar, ele criou um tópico no subreddit do Raspberry Pi.

As aplicações de servidor (para o seu computador) e de cliente (para o Raspberry Pi) podem ser baixadas através do GitHub. No momento, a aplicação para computador só está disponível para Windows.

Mesmo assim, o desenvolvedor já expressou interesse em adicionar suporte para macOS e Linux. Quem quiser checar outros projetos de Sutradhar ou ter atualizações mais detalhadas, pode conferir a conta oficial dele no Twitter.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's Hardware
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.