Créditos: Rockstar Games

GTA VI pode ter menor escala no lançamento para evitar crunch na Rockstar

Empresa reduziria escopo do jogo para não prejudicar a saúde dos seus trabalhadores

A Rockstar Games estaria considerando diminuir a ambição e o tamanho de Grand Theft Auto VI para evitar que os seus funcionários tenham que praticar crunch no final do ciclo de lançamento do game. O "crunch time" é conhecido como a prática das empresas do ramo de fazerem seus funcionários trabalharem horas extras excessivas – chegando a até 100 horas de trabalho por semana – durante os meses antes de um jogo ser lançado.

Essa cultura tem um efeito danoso na saúde dos trabalhadores, o que resultou numa série de reportagens em sites especializados denunciando a prática. Funcionários de diversas empresas começaram a ameaçar criar sindicatos para ter negociações mais justas com seus empregadores, mas as iniciativas não foram para a frente por pressão dos empresários.

Críticas começaram a recair sobre a Rockstar Games depois que co-fundador e então vice-presidente criativo, Dan Houser, disse – aparentemente de modo orgulhoso – que suas equipes estavam trabalhando até 100 horas por semana. Na época, o estúdio estava correndo para finalizar o épico faroeste Red Dead Redemption 2.

Fonte: Rockstar Games

Apesar disso, parece que a famosa produtora está promovendo mudanças significativas na sua cultura. Uma reportagem publicada recentemente pelo site Kotaku traz relatos de uma série de funcionários que dizem ter visto a situação melhorar nos últimos tempos.

- Continua após a publicidade -

"Parece que há uma cultura mais saudável no geral. Vamos ver se daqui a um ou dois anos eu estarei arrancando meus cabelos, mas parece que estamos indo na direção certa para uma empresa do tamanho da nossa".
Desenvolvedor da Rockstar em entrevista ao site Kotaku

"Parece que há uma cultura mais saudável no geral. Vamos ver se daqui a um ou dois anos eu estarei arrancando meus cabelos, mas parece que estamos indo na direção certa para uma empresa do tamanho da nossa".
Desenvolvedor da Rockstar em entrevista ao site Kotaku

A mesma reportagem ainda aponta que, apesar de GTA V ter sido lançado em 2013, GTA VI ainda está apenas no início do seu processo de desenvolvimento. Isso significa que ainda deverão levar alguns anos até o seu lançamento, possivelmente até 4 ou 5 anos a partir de agora.

Como explica a Forbes, não há como saber exatamente o que causou o atraso no processo de desenvolvimento do game. Apesar disso, dá para se ter uma ideia, já que Red Dead Redemption 2 exigiu esforços de toda a equipe da produtora.

Isso só foi amplificado pelo suporte a GTA Online e Red Dead Online, dois projetos que continuam recebendo atualizações contínuas.

Grand Theft Auto VI deverá ser lançado para Xbox Series X e PlayStation 5 dentro dos próximos anos. Considerando o passado da empresa, é muito provável que uma versão PC será lançada meses depois da versão original, mas isso não é garantido.

Via: Forbes Fonte: Kotaku
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation 1. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia. Formado jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.