Créditos: AMD

Ryzen 3 3100 e 3300X podem estar a caminho pra enfrentar os Core i3 da linha Comet Lake-S

Ambos os processadores teriam um TDP de 65W e memória cache L3 de 16 MB

Caso os diversos rumores se confirmem, possivelmente estamos a poucos dias do lançamento oficial dos processadores de 10ª geração para desktops da Intel, pertencentes a linha Comet Lake-S, e parece que a AMD já teria uma resposta a este lançamento, principalmente focada no segmento de entrada.

Segundo informações compartilhadas pelo leaker @momomo_us, a AMD já estaria preparando a chegada dos dois primeiros processadores da linha Ryzen 3 de 3ª geração, que contaria com todas as novidades da microarquitetura Zen2 (litografia em 7 nm, ganhos no IPC e suporte a memórias mais rápidas).

De acordo com este vazamento, os novos Ryzen 3 3100 e 3300X viriam para brigar, teoricamente, com os futuros Core i3 de 10ª geração, com ambas as linhas trazendo uma configuração de 4 núcleos e 8 threads.

Se espera que esta nova leva de processadores serão baseados no MCM (Multi-chip module) "Matisse", configurado com um chiplet "Zen 2" que tenha uma configuração quad-core. Dentro do chiplet, a AMD parece estar atingindo os quatro núcleos desativando completamente um dos dois CCXs, em vez de seguir a configuração do CCX 2 + 2 núcleos.

- Continua após a publicidade -

Outras informações compartilhadas por @momomo_us sobre os possíveis novos processadores quad-core da AMD são:

Ryzen 3 3100

  • Clock boost de 3.9 GHz
  • Memória cache L3 de 18 MB
  • TDP de 65W

Ryzen 3 3300X

- Continua após a publicidade -
  • Clock boost de 4.3 GHz
  • Memória cache L3 de 18 MB
  • TDP de 65W

Sendo pertencentes a linha Zen 2, tanto o Ryzen 3 3100 quanto o 3300X devem contar com suporte para PCIe 4.0, mas isso não é certo visto que se trata de processadores do segmento de entrada.

Em relação aos clocks, caso siga o que foi visto nas gerações passadas, ambos também devem chegar desbloqueado para overclock, uma vantagem interessante sobre os processadores i3 da Intel.

Os novos Ryzen 3 de 3ª geração devem brigar com os próximos Core i3-10100, i3-10300 e i3-10320, com a vantagem para as CPUs Comet Lake-S contarem com gráficos integrados, de modo que os processadores AMD têm maior probabilidade de rivalizar com os da série F.

Via: Tom's Hardware, TechPowerUp Fonte: Twitter (@momomo_us)
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.