Índice do Artigo

Hardware

Folding@Home é 15x mais rápido do que qualquer supercomputador na Terra

Folding@Home é 15x mais rápido do que qualquer supercomputador na Terra
Créditos: Folding@Home

O supercomputador da Universidade de Stanford, Folding@Home, foi atualizado e se tornou 15 vezes mais potente do que qualquer outra máquina do tipo no Planeta Terra. Segundo o site Tweak Town, o supercomputador é mais rápido do que as outras 500 máquinas presentes na lista das mais poderosas do mundo.

O projeto é tocado por uma equipe da Universidade de Stanford, em Palo Alto, nos Estados Unidos. Eles permitem que membros do público doem poder computacional que esteja sobrando de suas GPUs ou CPUs para o projeto.

Site oficial: Folding@Home

Com isso, diferentes equipes de cientistas podem ter acesso a um poder de processamento sem precedentes, podendo rodar cálculos extremamente complexos relacionados a determinados temas ou assuntos de pesquisa.

No momento, o poder do Folding@Home está sendo usado para melhor entender o novo coronavírus (Sars-Cov2). Para cumprir essa tarefa, usuários de todo o planeta já estão doando desempenho suficiente para o supercomputador chegar a 2,4 ExaFLOPS.

“Com nosso poder coletivo, agora estamos em cerca de 2,4 ExaFLOPS (mais rápido que os top 500 supercomputadores combinados)! Nós complementamos supercomputadores como o IBM Summit, que roda cálculos curtos usando milhares de GPUs de uma só vez, ao espalhar cálculos mais longos ao redor do mundo em pequenos blocos!”.
Comunicado oficial do grupo Folding@Home

Para quem tiver interesse em doar um pouco da capacidade de processamento do seu computador para o projeto, basta acessar o site oficial do Folding@Home.

“Para ajudar a combater o coronavírus, nós queremos entender como as suas proteínas virais funcionam e como podemos projetar remédios para pará-las. Existem muitos métodos experimentais para determinar estruturas de proteínas. Apesar de extremamente poderosos, eles mostram apenas um pequeno cenário do formado tradicional de uma proteína. Mas as proteínas possuem muitas partes móveis, então nós realmente queremos ver a proteína em ação”.
Comunicado oficial do grupo Folding@Home

Via: Tweak Town

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções