Créditos: Eurogamer

Games do Reino Unido passarão a ter rótulo especial caso incluam loot boxes e card packs

O PEGI traduz esses produtos como "itens aleatórios pagos"
Por Saori Almeida 14/04/2020 15:11 | atualizado 14/04/2020 15:11 Comentários Reportar erro

O conselho europeu de classificação de videogames (PEGI) anunciou recentemente que, a partir de agora, rotulará jogos que incluem "itens aleatórios pagos" - conhecidos mais comumente pelas loot boxes, card packs e afins. Esse aviso estará na parte de trás das caixas e nas listagens de lojas virtuais, abaixo do ícone "compras no jogo", existente desde 2018.

De acordo com a interpretação do PEGI, itens pagos aleatórios são definidos como "todas as ofertas no jogo para comprar produtos digitais ou prêmios em que os jogadores não sabem exatamente o que estão recebendo antes da compra (por exemplo, loot boxes, card packs, roletas de prêmios, etc.)". É importante mencionar que isso não se aplica apenas a dinheiro do mundo real - compras realizadas com moedas virtuais do jogo também se enquadram no rótulo.

Tanto o PEGI quanto o conselho de classificação de videogames da América (ESRB) passaram a rotular jogos com sistema de compras em 2018, independentemente de serem loot boxes ou compra de expansões. No ano anterior, a conscientização sobre as microtransações atingiram um grande público, e provocou um debate sobre as loot boxes constituírem jogos de azar - discussão que permanece até hoje.

Em dezembro de 2019, o Comitê DCMS (Comitê de Digital, Cultura, Mídia e Esporte da Câmara dos Comuns) recomendou que as loot boxes fossem regulamentadas pelo governo do Reino Unido sob a Lei do Jogo. Em janeiro deste ano, o NHS (Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido) disse que a saúde dos jovens estaria em risco, pois as caixas "preparam as crianças para o vício".

- Continua após a publicidade -

A ESRB já confirmou que adotará a mesma medida em relação aos novos rótulos.

Via: Eurogamer
Tags
  • Redator: Saori Almeida

    Saori Almeida

    Saori Almeida é natural do Rio Grande do Sul, técnica em administração formada pelo Centro Tecnológico de Caxias do Sul (CETEC) e estudante de Jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Gosta da cultura asiática e nerd no geral e tem interesse crescente por tecnologia e games desde pequena - gosto que se intensifica diariamente na redação.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.