Créditos: xmg.gg

Nvidia atualiza silenciosamente desempenho de placas RTX 2070 e 2060 mobile

Pequena mudança na tensão de operação das memórias GDDR6 já é suficiente para permitir frequências mais altas sem aumento no consumo

A fabricante alemã de laptops Schenker revelou esta semana à ComputerBase que a Nvidia atualizou silenciosamente suas versões para laptops das placas GeForce RTX 2070 e RTX 2060.

As GeForce RTX 2070 e RTX 2060 Mobile revisadas mantêm os mesmos nomes de modelo das versões originais. Portanto, a única maneira de diferenciar o novo modelo do modelo anterior é através do codinome. Muitas das especificações dos modelos originais foram mantidas nos modelos revisados. Aparentemente, tudo o que a Nvidia fez foi atualizar a memória e o regulador, e por si isso só foi suficiente para ajudar a tirar um pouco mais de desempenho das placas para laptops voltados para jogos.

Tanto a GeForce RTX 2070 quanto a RTX 2060 Mobile utilizam a memória GDDR6, e continuarão a fazê-lo. Segundo a Schenker, a memória dos modelos revisados opera a 1,25V em vez 1,35V. Uma memória operando com menor tensão traz dois benefícios principais: redução tanto do consumo de energia quanto do calor gerado. Como resultado, a GPU pode usar esse respiro gerado para aumentar as frequências em boost e fornecer um desempenho melhor enquanto ainda permanece dentro do TGP (total de potência gráfica) limite, sofrendo menos com thermal throttling.

Especificações

Placa de vídeo Codinome TGP (W)
GeForce RTX 2070 Mobile (Refresh) N18E-G1R 115
GeForce RTX 2070 Mobile N18E-G2 115
GeForce RTX 2060 Mobile (Refresh)  N18E-G1-B 115
GeForce RTX 2060 Mobile N18E-G1 80

 

- Continua após a publicidade -

O representante da Schenker observou que as versões atualizadas da GeForce RTX 2070 e RTX 2060 Mobile superam seus originais por margens substanciais dentro do mesmo consumo de energia. Ele suspeita que uma melhora no processo de produção dos chips pode desempenhar um papel nesse resultado, mas isso não foi confirmado pela Nvidia.

A GeForce RTX 2070 Mobile mantém a mesma os mesmos TGP de 115W descritos nos modelos anteriores, mas como a memória é mais eficiente em termos de energia, a placa gráfica vem com uma frequência em boost maior.

A GeForce RTX 2060 Mobile é o que mais se beneficia com o ajuste nas memórias GDDR6 da Nvidia. A versão anterior vem com um TGP de 80W. A Nvidia supostamente está oferecendo aos seus parceiros atualizações de vBIOS que aumentam esse limite para 115W. Isso é um aumento de 43,8% e, em última análise, dará ao GeForce RTX 2060 Mobile um aumento de desempenho bem considerável.

- Continua após a publicidade -

Apesar disso, não é garantido que todas as GeForce RTX 2060 Mobile terão esses 115W para trabalhar. Como o porta-voz da Schenker observou, os fabricantes de laptops têm autonomia para usar um limite TGP diferente e sem precisar mudar o nome da placa. O que é perfeitamente compreensível, uma vez que a capacidade de resfriamento varia de laptop para laptop. O problema é que, a menos que o fabricante deixe perfeitamente claro nas especificações, não há como saber qual versão está sendo utilizada até que se leve o laptop para casa e coloque pra rodar Crysis.

A GeForce RTX 2060 Mobile é o que mais se beneficia (...). A versão anterior vem com um TGP de 80W. A Nvidia supostamente está oferecendo (...) atualizações de vBIOS que aumentam esse limite para 115W. Isso é um aumento de 43,8%

O representante da Schenker disse que acredita que em breve, 15 de abril, serão divulgados benchmarks públicos para as placas gráficas GeForce RTX 2070 e RTX 2060 Mobile atualizadas.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Adrenaline para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

Via: Tom's HARDWARE
Tags
  • Redator: Daniel Trefilio

    Daniel Trefilio

    Formado em Letras pela Universidade Estadual de Campinas, professor, tradutor e revisor. Nas horas vagas, instalando impressora e formatando PCs desde os tempos que Alone In The Dark era um jogo bom e ocupava 4 disketes. twitch.tv/DanielTPC

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.