Dados da Steam mostram que lançamentos têm cada vez mais sucessos

Novos jogos estão conquistando constante destaque na plataforma

A Steam fez uma publicação especial nesta semana em seu blog para anunciar o constante crescimento da plataforma e o sucesso de novos títulos que chegam para PC. Isso significa, segundo ela, um crescimento tanto para os desenvolvedores, quanto para a comunidade.

"As perspectivas de ganhos para a maioria dos jogos - mas não para todos - melhoraram em 2019", escreveu a Steam em seu blog.

Para chegar na constatação do sucesso dos games na Steam, a empresa fez uma pesquisa e elaborou um relatório detalhado com objetivo de encorajar mais desenvolvedores e disse que os dados devem ser úteis para o planejamento e desenvolvimento de novos games.

Ao longo dos anos, houve um aumento contínuo no número de jogos alcançando sucesso no Steam. De acordo com a pesquisa, a plataforma registrou o número de jogos que ganham mais de US$ 10.000 nas duas primeiras semanas após o lançamento durante um ano. Para referência, os jogos mais recentes que ganharam cerca de US$ 10.000 nas duas primeiras semanas ganharam entre US$ 20.000 e US$ 60.000 nos 12 meses seguintes ao lançamento.

- Continua após a publicidade -

A Steam escolheu usar como base as duas primeiras semanas de ganhos porque achou que seria mais justo, "uniforme", e porque os ganhos iniciais são uma métrica essencial que muitos desenvolvedores defendem. A empresa decidiu estudar os jogos pagos e deixar os gratuitos para outro estudo, já que esse ganho inicial entre os diferentes tipos de títulos resultaria numa grande diferença se fosse referência para sucesso e popularidade.

Como mostram os gráficos acima, o número de jogos "de sucesso" aumentou de maneira consistente ao longo do tempo, com um aumento de 18% em 2019 em comparação com 2018. Esse aumento não foi apenas devido a um maior número de jogos na plataforma - a proporção de jogos que obtiveram sucesso aumentou 11% em 2019.

A Steam também mencionou que "abriu" a plataforma porque o método de "selecionar manualmente" os títulos lançados na Steam poderia deixar passar alguns games que se tornariam grandes títulos. A empresa fez um estudo sobre isso e especulou o que aconteceria caso ela nunca tivesse deixado a seleção manual dos jogos.

Tags
  • Redator: Mariela Cancelier

    Mariela Cancelier

    Jornalista pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fui estagiária do Adrenaline/Mundo Conectado entre 2015 e 2017. Gosto de jogos de luta (o que marcou minha infância foi Tekken 4) e MOBAs. Atualmente sou colaboradora de ambos sites e apareço de vez em quando em alguns vídeos e reviews dos canais.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.