Créditos: AMD

AMD Ryzen de quarta geração deve ser lançados em setembro de 2020 [RUMOR]

Novo relatório da DigiTimes revela algumas possíveis alterações dos processadores
Por Ana Luiza Pedroso 09/04/2020 12:53 | atualizado 10/04/2020 23:13 Comentários Reportar erro

Segundo informações da DigiTimes, o AMD Ryzen de 4ª geração, da série 4000, devem ser lançados em setembro de 2020. Eles possuem o codinome Vermeer e são sucessores do Matisse. Apesar de ainda não confirmados, os processadores seguem utilizando o soquete AM4 e serão baseados na microarquitetura Zen3.

Os relatórios da DigiTimes são referentes a fabricação de placas-mãe, que vão alocar os chips. Ele mostra alguns encaixes, que podem ter revelados algumas informações sobre os próximos processadores da AMD. Segundo as informações, a empresa irá revelar suas novidades durante a Computex 2020, que foi adiada para setembro deste ano, mas diante do cenário incerto, pode acabar sofrendo alguma mudança.

Já se sabe também que a próxima geração da linha Ryzen será fabricada em um processo aprimorado de 7nm da TSMC, que é chamado de N7P ou N7+. Outra grande diferença que os processadores irão trazer é a alteração de design do Zen3. Nesse processo o arranjo CCX dos núcleos da CPU não estarão mais presentes, cada chiplet deve manter um bloco comum de núcleos compartilhando um cache de último nível.

Espera-se que, com essa nova organização, os processadores tenham ganhos na relação entre performance e preço. Isso também se deve aos ganhos de espaço na velocidade do clock, graças ao aperfeiçoamento da nova litografia que abre margens maiores para frequências mais altas.

Além dos modelos Zen3, ainda em 2020 é esperada a chegada da linha codinome Renoir de chips com gráficos integrados, os processadores Ryzen 4000 com iGPU, que serão baseados em Zen2. Essa linha é uma aposta importante da AMD, já que irá competir com a décima geração Intel Core i5 com configurações como 6 núcleos e 12 threads, porém buscará trazer 8 núcleos e 16 threads, além de gráficos integrados de maior performance.

- Continua após a publicidade -

Falando em Intel, também através de fontes do DigiTimes, a nova geração Intel Comet Lake-S deve dar as caras no final de abril, com o lançamento oficial acontecendo no dia 30. As placas-mãe Z490 - que serão as topo de linha e terão um preço elevado -, estão programadas para chegar em meados de maio. Já as placas H470 e B460, que devem chegar por um preço mais competitivo, só devem começar a ficar prontas depois de maio.

Via: TechPowerUp, Tom's Hardware
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.