Índice do Artigo

Notícias

Supercomputador mais poderoso do mundo é Chinês

O supercomputador chinês, Tianhe-1A foi considerado o supercomputador mais poderoso do mundo. Ele lidera a última versão da lista dos 500 melhores supercomputadores do planeta.

O Tianhe-1A tem um pico de velocidade de 2,57 petaflops, muito mais do que o norte-americano XT5 Jaguar pode suportar: 1,76 petaflops.A lista também revelou mudanças significativas nas tecnologias usadas para “abastecer” as mÁquinas e nas nações que têm os melhores supercomputadores.

Boatos de que o Tianhe-1A chegaria ao topo a lista surgiram no mês passado. Localizado no Centro Nacional de Supercomputadores em Tianjin, na China, a maior parte do poder de processamento do computador vem de chips mais comumente encontrados em placas de vídeo. Ele foi projetado para fazer simulações que ajudam nas previsões do tempo e para localizar campos de petróleo subaquÁticos.

Das quatro supermÁquinas que encabeçam a lista, três são construídas com base em chips de placas de vídeo. Apenas o norte-americano XT5 Jaguar, que foi empurrado para o segundo lugar pelo Tianhe-1A, é construído com chips CPU tradicionais.

Todos os 7 primeiros da lista podem suportar pelo menos um petaflop, que é equivalente a mil trilhões de cÁlculos por segundo.

A lista também revela que o poder dos EUA na Área vem caindo. Hoje, somente metade dos 10 primeiros computadores da lista vem dos EUA, ao contrÁrio dos anos anteriores, quando supercomputadores americanos dominavam o topo da lista.

Os EUA mantém seu posto como nação com mais supercomputadores no Top 500. A China estÁ em segundo lugar, mas ainda tem de caminhar muito para se comparar aos EUA. O país asiÁtico tem 42 mÁquinas na lista, enquanto os norte-americanos têm 275.

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções