Créditos: Valve

Peças de Nvidia e Intel apresentam crescimento no Steam Hardware Survey

81% dos gamers da plataforma usam Intel e 77% possuem GPUs da Nvidia

A Valve acabou de divulgar as estatísticas de hardware dos usuários da Steam em março de 2020, registrando um crescimento no uso de processadores da Intel e de placas de vídeo da Nvidia. A fabricante dos modelos Core agora possui 81,25% de todas as CPUs cadastradas na loja virtual, contra 18,75% por parte da AMD.

Já no mercado de placas de vídeo, a coisa está um pouco mais distribuída. A Nvidia também tem uma grande dominância, com 77,87% do mercado. A AMD aparece em segundo, com 13,38% de todas as placas de vídeo utilizadas e a Intel fica em terceira com 8,6% do total de GPUs. Há ainda 0,15% que usam placas de outras fabricantes, que não foram especificadas pela Valve.

Site oficial: Steam Hardware Survey

O crescimento da Intel nesse mês foi bastante modesto, na marca de 0,24% em relação ao mês anterior. Ainda assim, ele vem com uma queda de 0,24% de CPUs da AMD – e, mais importante para o "lado azul da força", contém um crescimento que a rival vinha tendo nos últimos meses.

- Continua após a publicidade -

Fonte: Valve

Esse aumento no uso de CPUs da Intel foi verificado dentre os modelos da faixa de 2.7GHz até 2.99GHz. Isso coincide com o início da quarentena por causa da Covid-19 na maior parte do mundo, que resultou num aumento da compra de laptops por parte de quem ia trabalhar de casa. Pelas velocidades desses processadores, o mais provável é que se tratem de modelos para notebooks.


Fonte: Valve

Para quem não costuma acompanhar essas divulgações, o Steam Hardware Survey é uma base de dados que é atualizada todos os meses pela Valve e mostra a fatia de mercado que cada fabricante de peças têm entre os usuários da plataforma. Quem quiser conferir todos os dados de maneira completa e interativa, pode fazê-lo no site oficial da pesquisa.

Fonte: Valve

- Continua após a publicidade -

De acordo com o site TechPowerUp, o Steam Survey não mostra estatística de todos os sistemas que rodam a Steam. Ao invés disso, o software da Valve seleciona aleatoriamente uma parte das máquina conectadas – mas dentro de um método científico que permite que esses hardware sejam representativos de um total.

Via: TechPowerUp
  • Redator: Carlos Felipe Estrella

    Carlos Felipe Estrella

    Apaixonado por games desde os 6 anos de idade, quando ganhou um Playstation, época em que também se divertia com o Super Nintendo dos outros. Em 2005 migrou para o PC, e aí começou a se interessar por tecnologia também. Apesar disso, nunca conseguiu largar a preferência por jogos de corrida e de esporte, principalmente os de futebol. Estuda jornalismo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.