Créditos: Neowin

Adolescente consegue rodar Windows 10 com apenas 192 MB de memória RAM

A quantidade é apenas um quarto do requisito mínimo sugerido pela Microsoft

A quarentena tem dado tempo para algumas pessoas realizarem ideias mirabolantes. Depois da saga do programador que fez Dark Souls funcionar com o Ring Fit, um adolescente de apenas 16 anos conseguiu rodar o Windows 10 de 32-bits em apenas 192 MB de memória RAM.

A história foi contada por meio de uma série de tweets e ganhou profundidade graças ao pessoal do Tom's Hardware. A pessoa responsável pelo feito se identifica no Twitter como Nori e conseguiu fazer a recente versão 1909 do Windows dar boot com apenas um quarto do 1 GB de memória RAM recomendado pela Microsoft.


(Imagem: Nori/Twitter)

O feito foi alcançado usando uma máquina virtual no Oracle VM Virtualbox, rodando em um notebook  Dell Inspiron 3670 com sistema Arch Linux. A configuração possibilitou alterar a quantidade de memória dedicada ao sistema, o que garantiu diversos cenários de boot.

Enquanto os 192 MB foram a quantidade mínima alcançada para fazer o sistema funcionar, os testes também mostraram o software iniciando com apenas 128 MB, mas dando tela azul logo em seguida. Caso o SO funcionasse, seria praticamente possível rodar o Windows 10 com a quantidade de memória RAM necessária para fazer o clássico Windows XP dar boot.

- Continua após a publicidade -

Como todos os testes foram realizados em um ambiente controlado, tentar rodar o Windows 10 com menos de 200 MB de RAM no "mundo real" não é uma boa ideia. Como dito acima, a Microsoft recomenda pelo menos 1 GB de memória RAM para o sistema operacional funcionar em sua versão de 32-bits, ou 2 GB para a edição de 64-bits, que é recomendada para jogos.

Via: Toms Hardware
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.