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Engenheiro da Crytek diz que PlayStation 5 é um console melhor que Xbox Series X

Ali Salehi diz que será difícil que os desenvolvedores usem toda a capacidade do Xbox

Desde que a Sony e a Microsoft anunciaram as especificações de seus consoles de próxima geração, há muita discussão de qual será o que vai apresentar melhores desempenhos. Enquanto o Xbox Series X parece ter uma construção melhor que o concorrente, o engenheiro de renderização da Crytek, Ali Salehi, diz que "o PS5 é um console melhor".

Para deixar claro, a Crytek é uma desenvolvedora de games, responsável pela criação das ferramentas CryEngine, que é amplamente utilizada por muitas outras empresas. Ali Salehi defende que o PS5 será melhor pelo fato dos desenvolvedores conseguirem alcançar a capacidade máxima do console, enquanto o mesmo não será possível ser feito com o Xbox Series X.

"Os desenvolvedores estão dizendo que o PS5 é o console para o qual eles codificaram mais facilmente com desempenho máximo. No lado do software, a codificação para o PS5 é extremamente simples e possui tantas habilidades que os desenvolvedores são livres. Em suma, posso dizer que o PS5 é um console melhor." - Ali Salehi, engenheiro de renderização da Crytek

"Os desenvolvedores estão dizendo que o PS5 é o console para o qual eles codificaram mais facilmente com desempenho máximo. No lado do software, a codificação para o PS5 é extremamente simples e possui tantas habilidades que os desenvolvedores são livres. Em suma, posso dizer que o PS5 é um console melhor." - Ali Salehi, engenheiro de renderização da Crytek

Salehi confirma que o fato do próximo Xbox conseguir atingir 12 TFLOPS é uma vantagem sobre o PS5. Mas, ele diz que o mais comum é o Xbox Series X funcionar abaixo do máximo indicado pela Microsoft, além de que há gargalos que limitam a GPU. Para alcançar o limite do console seria necessário condições perfeitas de uso, o que, segundo o engenheiro, é praticamente impossível.

"A GPU pode ter 20 partes diferentes. As UCs [Unidades de Computação] são apenas uma parte dela. Eles fazem os processamentos. Enquanto isso, se todas as outras partes estiverem em suas melhores condições, sem serem limitadas, sem gargalos de memória, e as UCs obtiverem os dados necessários em um segundo, as UCs serão capazes de realizar operações de ponto flutuante de 12T em um segundo. Então, em um mundo ideal onde removemos todos os limites, é possível. Mas, na realidade, não." - Ali Salehi, engenheiro de renderização da Crytek

"A GPU pode ter 20 partes diferentes. As UCs [Unidades de Computação] são apenas uma parte dela. Eles fazem os processamentos. Enquanto isso, se todas as outras partes estiverem em suas melhores condições, sem serem limitadas, sem gargalos de memória, e as UCs obtiverem os dados necessários em um segundo, as UCs serão capazes de realizar operações de ponto flutuante de 12T em um segundo. Então, em um mundo ideal onde removemos todos os limites, é possível. Mas, na realidade, não." - Ali Salehi, engenheiro de renderização da Crytek

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Além disso, Salehi aponta que a Microsoft ter feito a RAM em duas partes foi um erro, que já tinha sido cometido com o Xbox One. A empresa faz com que uma parte da RAM tenha alta largura de banda e a outra baixa, o que dificulta para a codificação dos desenvolvedores. O resultado é um baixo aproveitamento. 

Outra vantagem apresentada pela Microsoft, em relação ao console da Sony, são as unidades de computação (UC). Enquanto o PS5 possui 36, o Xbox Series X apresenta 56. Segundo o engenheiro, o que conta mesmo são as frequências, que são maiores para o PlayStation. "Coisas que não estão relacionadas à contagem de UC ou TFLOPS, também funcionarão mais rapidamente." Mesmo que a Microsoft tenha vantagem, a capacidade total dificilmente será alcançada, segundo Salehi.

Via: TweakTown, Guru3D
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

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