Créditos: Asus

Asus vai aplicar metal líquido em seus notebooks ROG de próxima geração

Empresa conseguiu desenvolver a fabricação em massa com o material

A Asus anunciou que está trabalhando para inserir metal líquido em notebooks da linha ROG para aumentar o desempenho, viabilizando a fabricação em massa. Esse processo já é conhecido entre os overclockers, que o fazem manualmente. Ainda não tinha um modo de repetir o processo por meio de máquinas, mas a empresa afirma que está aprimorando uma técnica que será usadas nos notebooks gamers de próxima geração.

Os metais líquidos são usados pois possuem baixos pontos de fusão, o que permite que eles fiquem no estado líquido em temperaturas ambiente. Essas ligas são altamente condutoras, o que significa que elas são extremamente eficazes na transferência de energia térmica entre a superfície do processador e um dissipador de calor. Os resultados mostram uma redução entre 10°C e 20°C nas temperaturas.

Como já dito, esse processo é feito manualmente há algum tempo. Para isso, os overclockers cobrem o processador com o metal líquido com um pincel. Quando ele está totalmente coberto, ele é novamente inserido no dispositivo. A Asus tentou imitar o processo, desenvolvendo uma máquina que replica o movimento de pincelar, assim como feito manualmente.

Os testes mostraram que a cobertura perfeita precisa de 17 movimentos, e é isso que a máquina faz. Ela tenta fazer movimentos o menos mecânico possível, tornando o resultado muito semelhante ao manual. O material usado é o metal líquido Thermal Grizzly Conductonaut. O motivo da escolha foi pela pela pasta apresentar menor concentração de estanho - que não demonstra capacidade de condução muito alta -, e ter presença significativa de gálio e índio, que são mais eficientes.

- Continua após a publicidade -

A Asus fala que não foi feita uma parceria com a Thermal Grizzly. Para manter o projeto em segredo, foi comprado uma quantidade pequena do material, para evitar vazamentos sobre a possibilidade de estar trabalhando em algo semelhante "Nem a Intel sabia de nossos planos durante o desenvolvimento", diz a empresa em comunicado. Isso mostra também a incerteza se o processo iria funcionar de fato. 

"Automatizamos o estágio de escovação para melhorar a eficiência e redesenhamos o calço para trabalhar em diferentes placas-mãe, permitindo uma implantação muito mais ampla em toda a família de laptops para jogos ROG com processadores Intel Core de 10a geração." - comunicado da Asus

"Automatizamos o estágio de escovação para melhorar a eficiência e redesenhamos o calço para trabalhar em diferentes placas-mãe, permitindo uma implantação muito mais ampla em toda a família de laptops para jogos ROG com processadores Intel Core de 10a geração." - comunicado da Asus

Os novos notebooks ROG equipados com Thermal Grizzly Conductonaut estarão disponíveis no segundo trimestre deste ano. Os valores que os novos dispositivos vão chegar ao mercado ainda não foram divulgados, mas até o final de julho teremos novidades.

Via: Guru 3D
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.