Créditos: Intel

Intel Core i9-10980HK chega pra brigar com o Ryzen 9 em notebooks de alta performance

Modelo em 14nm chega a 5.3GHz e tem suporte a overclock
Por Diego Kerber 02/04/2020 09:15 | atualizado 02/04/2020 09:19 Comentários Reportar erro

A Intel anunciou sua mais potente arma para o mercado de notebooks de alta performance e modelos gamers, o Intel Core i9-10980HK. Esse processador traz especificações parrudas e está desbloqueado para overclock, pronto para fazer frente a nova linha de processadores Ryzen 4000 da AMD.

 O CPU de alto desempenho para notebooks opera em TDP de 45W, podendo ser dimensionado para baixo com frequências mais baixas e reduzindo a performance para dimensioná-lo para projetos de notebooks mais finos e compactos.

Seu grande destaque são as configurações, com um total de oito núcleos e 16 threads, algo que equilibra o jogo com o Ryzen 9 4900H, primeiro modelo de processador octa-core para notebook do mercado. Seu clock base é de 2.4GHz, podendo saltar para 5.3GHz em modo turbo.

- Continua após a publicidade -

O ganho de performance é bastante relevante comparado a gerações anteriores. Ele entrega entre 20 a 54% mais quadros por segundo em games comparado ao i7 7820HK, outro modelo overclockável de gerações anteriores, e ganha entre 30 a 40% sobre o Intel Core i7-7700HQ, um modelo muito usado em notebooks de alta performance recentes.

A disputa, porém, será mais difícil que essa. A empresa precisará bater o Ryzen 9 4900H, modelo que passou com folga o modelo high-end da geração anterior, o Core i9-9880H, produto que já possuía a configuração 8/16 em núcleos threads, mas tinha o boost mais discreto parando em 4.8GHz.

Os notebooks Ryzen 4000 foram lançados recentemente, e estamos aguardando um modelo de testes enviado pela AMD para trazer nossas impressões com a nova geração da empresa. Vamos entrar em contato com a Intel buscando um modelo high-end dos Comet Lake-H para ver como fica essa disputa, aproveitando que as coisas voltaram a ficar "animadas" no mercado de notebooks de alto desempenho depois de tanto tempo de uma dominância completa da Intel. A expectativa da AMD é dobrar o número de produtos com chips Ryzen no mercado em 2020, com mais de 100 novos notebooks sendo introduzidos, abrangendo desde modelos hihg-end de grande porte quanto ultrafinos.

  • Redator: Diego Kerber

    Diego Kerber

    Formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Diego Kerber é aficionado por tecnologia desde os oito anos, quando ganhou seu primeiro computador, um 486 DX2. Fã de jogos, especialmente os de estratégia, Diego atua no Adrenaline desde 2010 desenvolvendo artigos e vídeo para o site e canal do YouTube

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.