Créditos: New Atlas

[email protected] alcança mais poder no combate ao COVID-19 do que 103 supercomputadores juntos

Projeto chega no exaFLOP somando o poder de GPUs e CPUs ociosas pelo mundo
Por João Gabriel Nogueira 27/03/2020 16:51 | atualizado 27/03/2020 16:51 Comentários Reportar erro

O projeto [email protected] anunciou no Facebook que sua iniciativa de compartilhamento colaborativo de poder de processamento de hardware não só tem sido um sucesso, mas também atingiu uma marca simplesmente impressionante: foi ultrapassada a barreira do exaFLOP. E toda essa força tem sido direcionada em pesquisa para melhor entender e combater o COVID-19, também conhecido como coronavírus.

Isso significa que, usando o poder de CPUs e GPUs ociosas que as pessoas voluntariamente inscreveram no projeto, o [email protected] é capaz de realizar mais de um quintilhão de operações por segundo, um número que impressiona até pelo seu tamanho escrito: 1.000.000.000.000.000.000. O valor é mais ou menos 10 vezes maior que o poder do supercomputador da IBM, o Summit.

"Graças à nossa INCRÍVEL comunidade, nós passamos a barreira do exaFLOP! Isso é mais de 1.000.000.000.000.000.000 de operações por segundo, fazendo de nós ~10x mais rápidos que o IBM Summit!"

"Graças à nossa INCRÍVEL comunidade, nós passamos a barreira do exaFLOP! Isso é mais de 1.000.000.000.000.000.000 de operações por segundo, fazendo de nós ~10x mais rápidos que o IBM Summit!"

Mas essa nem é a marca mais incrível do [email protected] Como apontado por um dos entusiastas do projeto no Twitter, o poder atualmente é maior que os 103 supercomputadores mais rápidos do mundo somados.

- Continua após a publicidade -

O [email protected] recebe esse nome - "dobrando em casa" - porque o projeto é diretamente voltado para simular dinâmica de proteínas. As proteínas de nosso corpo são longas cadeias de aminoácidos que se "dobram" em seu funcionamento. A maioria das doenças acontece pelo dobramento errado dessas proteínas, e o [email protected] opera simulando essas possibilidades para prever e conter o processo com que algumas doenças acontecem.

O projeto já existe há algum tempo, mas a pandemia do coronavírus resultou numa participação impulsionada das pessoas, alcançando novos níveis de processamento. A própria Nvidia convidou os PC gamers a participarem recentemente, e podemos ver o resultado. Quem estiver interessado em ajudar pode inscrever seu PC na página oficial do [email protected].

Fonte: TweakTown
  • Redator: João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira

    João Gabriel Nogueira se formou em jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2015 e curte games desde muito antes. Começou com o Master System e o gosto pelos jogos eletrônicos trouxe o gosto pela tecnologia. Escrever notícias e análises de jogos, hardware e dispositivos móveis para o Adrenaline, além de trabalho é uma alegria e um aprendizado.

Qual vai ser o melhor game lançado em maio de 2020?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.