Índice do Artigo

AMD

Processadores AMD de 5nm podem ser "PODEROSÍSSIMOS" de acordo com dados da TSMC

Processadores AMD de 5nm podem ser "PODEROSÍSSIMOS" de acordo com dados da TSMC
Créditos: Tech4Gamers

A AMD tem se mostrado eficiente nos processos de desenvolvimento de processadores, ultrapassando a Intel e mantendo a liderança com produtos na litografia de 7nm. Um novo relatório da TSMC, parceira na fabricação dos chips, revela que a próxima geração de 5nm pode ser muito poderosa.

Um novo relatório foi publicado pela WikiChips (via Hardware.Info), mostrando o futuro da TSMC. Apesar de não mencionar a AMD, sabemos que as empresas são parceiras, enquanto a AMD projeta os chips, a TSMC é responsável pelo processo de fabricação. O relatório revela um futuro promissor para o processo de 5nm, que pode ser usado pela concorrente da Intel.

“No IEDM, o TSMC relatou uma melhoria de densidade de 1,84x sobre o nó N7 da empresa. Nossas estimativas atingem 1,87x, o que é razoavelmente próximo. Uma rampa em abril marcará exatamente dois anos desde que o TSMC aumentou seu nó de 7 nanômetros” – WikiChips, relatório sobre a TSMC.

Se o relatório estiver correto, o novo processo pode ter um aumento de 84% a 87% na densidade do transistor, comparando com os atuais modelos de 7 nm. A densidade de transistor indica como será o desempenho geral e, embora o resultado final dependa de mais fatores, a AMD pode ter ganhos significativos em desempenho de computação e eficiência de energia com o Zen 4, se concluir a migração para os 5nm.

A AMD já confirmou que o Zen 4 será a primeira arquitetura de CPU a ser fabricada em 5 nm. A arquitetura Zen 3 está prevista para ser lançada no final de 2020, em um processo refinado de 7 nm.

Isso significa que a AMD pode se consolidar na liderança do mercado de processadores, ultrapassando a Intel mais uma vez. A sua concorrente esteve a frente do mercado por muitos anos e, mantém o mercado de notebooks. Apesar disso, admite que está atrasada, ainda não tendo passado para o processo de 10nm, enquanto a AMD já está com planos concretos para seguir nos 5nm.

A própria Intel fala que só vai conseguir alcançar novamente a liderança no setor avançando em seus processos de fabricação. Com a AMD conseguindo migrar para os 5nm deixa ainda mais urgente a necessidade da concorrente “correr atrás do tempo perdido”. 

É importante lembrar que as informações são fruto de um relatório do WikiChips, apesar de ser uma fonte confiável, nada ainda foi confirmado pelas empresas.

YouTube video

Via: PC Gamer

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Participe do grupo de ofertas do Adrenaline

Confira as principais ofertas de hardware, componentes e outros eletrônicos que encontramos pela internet. Placa de vídeo, placa-mãe, memória RAM e tudo que você precisa para montar o seu PC. Ao participar do nosso grupo, você recebe promoções diariamente e tem acesso antecipado a cupons de desconto.

Entre no grupo e aproveite as promoções