Créditos: Tech4Gamers

Processadores AMD de 5nm podem ser "PODEROSÍSSIMOS" de acordo com dados da TSMC

Empresa pode fazer a mudança de litografia na próxima arquitetura

A AMD tem se mostrado eficiente nos processos de desenvolvimento de processadores, ultrapassando a Intel e mantendo a liderança com produtos na litografia de 7nm. Um novo relatório da TSMC, parceira na fabricação dos chips, revela que a próxima geração de 5nm pode ser muito poderosa.

Um novo relatório foi publicado pela WikiChips (via Hardware.Info), mostrando o futuro da TSMC. Apesar de não mencionar a AMD, sabemos que as empresas são parceiras, enquanto a AMD projeta os chips, a TSMC é responsável pelo processo de fabricação. O relatório revela um futuro promissor para o processo de 5nm, que pode ser usado pela concorrente da Intel.

"No IEDM, o TSMC relatou uma melhoria de densidade de 1,84x sobre o nó N7 da empresa. Nossas estimativas atingem 1,87x, o que é razoavelmente próximo. Uma rampa em abril marcará exatamente dois anos desde que o TSMC aumentou seu nó de 7 nanômetros" - WikiChips, relatório sobre a TSMC.

"No IEDM, o TSMC relatou uma melhoria de densidade de 1,84x sobre o nó N7 da empresa. Nossas estimativas atingem 1,87x, o que é razoavelmente próximo. Uma rampa em abril marcará exatamente dois anos desde que o TSMC aumentou seu nó de 7 nanômetros" - WikiChips, relatório sobre a TSMC.

Se o relatório estiver correto, o novo processo pode ter um aumento de 84% a 87% na densidade do transistor, comparando com os atuais modelos de 7 nm. A densidade de transistor indica como será o desempenho geral e, embora o resultado final dependa de mais fatores, a AMD pode ter ganhos significativos em desempenho de computação e eficiência de energia com o Zen 4, se concluir a migração para os 5nm.

- Continua após a publicidade -

A AMD já confirmou que o Zen 4 será a primeira arquitetura de CPU a ser fabricada em 5 nm. A arquitetura Zen 3 está prevista para ser lançada no final de 2020, em um processo refinado de 7 nm.

Isso significa que a AMD pode se consolidar na liderança do mercado de processadores, ultrapassando a Intel mais uma vez. A sua concorrente esteve a frente do mercado por muitos anos e, mantém o mercado de notebooks. Apesar disso, admite que está atrasada, ainda não tendo passado para o processo de 10nm, enquanto a AMD já está com planos concretos para seguir nos 5nm.

A própria Intel fala que só vai conseguir alcançar novamente a liderança no setor avançando em seus processos de fabricação. Com a AMD conseguindo migrar para os 5nm deixa ainda mais urgente a necessidade da concorrente "correr atrás do tempo perdido". 

É importante lembrar que as informações são fruto de um relatório do WikiChips, apesar de ser uma fonte confiável, nada ainda foi confirmado pelas empresas.

Via: PC Gamer
Tags
  • Redator: Ana Luiza Pedroso

    Ana Luiza Pedroso

Escolha um lado:

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.