Créditos: 9to5Google

YouTube adota resolução 480p como padrão para evitar alto consumo de banda na quarentena

Todos os vídeos do serviço começam rodando em SD, mas o usuário tem a opção de alterar a qualidade

A Google anunciou uma redução na qualidade padrão dos vídeos do YouTube para evitar alto consumo de banda durante o estado de quarentena global causado pelo Coronavírus. A partir de hoje (24), as produções publicadas no serviço começarão a rodar em resolução SD (480p), mas os usuários terão a possibilidade de aumentar a qualidade.

Antes exclusiva da Europa, a decisão foi aplicada globalmente e deve começar a valer para todos os usuários da plataforma nos próximos dias. Segundo a agência de notícias Bloomberg, a alteração deve ser aplicada por pelo menos um mês.

 Com a mudança, os vídeos do YouTube serão exibidos como padrão em SD, independente da qualidade da conexão. Para quem quiser alterar a exibição, basta acessar as configurações na engrenagem e definir a qualidade para 720p, 1080p ou mais alto.

A mudança adotada pelo YouTube segue o caminho de decisões tomadas por diversos serviços de streaming, desde soluções globais, ao estilo da Netflix e Amazon Prime Video, até plataformas locais, como o Globoplay. As companhias estão diminuindo a qualidade na transmissão de vídeo para evitar um colapso por consumo exagerado de internet. 

Como a principal forma de evitar a proliferação do Coronavírus é ficar em casa, muitas plataformas de vídeo tem registrado um crescimento amplo no uso diário mundialmente. Até mesmo a loja de games Steam registrou recorde de usuários durante o fim de semana.

Além das plataformas de streaming, a Sony anunciou recentemente que vai reduzir a velocidade do donwload na Europa para auxiliar na prevenção de um lapso de conexão na região. Considerando que serviços de vídeo sob demanda e games movimentam a maior parte do tráfego da web, a tendência é que as limitações sejam suficientes para garantir estabilidade no uso da internet em tempos de pandemia.

Via: Mundo Conectado
Tags
  • Redator: Mateus Mognon

    Mateus Mognon

    Mateus Mognon é formado em Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina. Vencedor do prêmio SET Universitário na Categoria Reportagem Digital, atua nos sites do grupo Adrenaline desde 2014. Atualmente, colabora para os veículos com notícias, análises e artigos envolvendo tecnologia e games.

Qual o seu palpite para os preços dos consoles da próximo geração?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.