Créditos: Intel

Vazamento detalha plataforma Intel Rocket Lake-S com PCIe 4 e gráficos Xe

Finalmente empresa deve adotar tecnologias mais recentes e pela primeira vez seu novo chip gráfico
Por Fabio Feyh 23/03/2020 10:57 | atualizado 23/03/2020 12:03 Comentários Reportar erro

Um novo vazamento da plataforma Rocket Lake-S foi publicado pelo site VideoCardz, revelando uma série de novidades que a Intel pretende adicionar em sua linha de processadores. O Intel Core de 11ª geração, que deve chegar ao mercado final do ano, traz uma versão otimizada do processo de fabricação de 14nm dos modelos Comet Lake-S. A plataforma seria baseada na série de chipset 500 para soquete LGA 1200, o mesmo dos processadores Comet Lake-S de 10ª geração, que podem chegar ao mercado nas próximas semanas (dependendo de como será o avanço ou não do Covid-19).

PCIe 4.0 e gráficos integrados Xe são os destaques

Boa parte dos vazamentos estão relacionados ao chipset série 500, que traria importantes avanços sobre a geração 400 -essa teoricamente já pronto e em produção -. Entre os avanços, finalmente a Intel adicionaria suporte a PCI-Express 4.0, já presente em plataformas AMD através dos chipsets X570 e TRX40. PCIe 4.0 tem como maior atrativo o suporte a SSDs NVMe de maior velocidade, com modelos em produção alcançando 7GB/s. Seriam ao todo 20 canais PCI-Express, 4 delas para os SSDs NVMe e as 16 restantes para o GPU e demais dispositivos conectados aos barramentos PCI-Express.

Outra característica interessante é a implementação dos gráficos integrados Xe Gen 12, sendo a primeira geração dessa arquitetura que também estará presente em placas de vídeo dedicadas. Suporte ao que existe de mais atual em tecnologias no mercado, incluindo Ray Tracing, HDMI 2.0b e DisplayPort 1.4a.

Na imagem que detalha algumas das tecnologias, é possível conferir ainda uma série de outras adições. Alguns exemplos são: versões mais atuais das conexão Wireless, LAN de alta velocidade, conexões USB 3.2 com suporte a 20G e Thunderbolt 4 (baseado em USB 4).

- Continua após a publicidade -

Apesar do vazamento, a Intel sequer confirmou como vai ser a próxima geração de chipset série 400 e processadores Comet Lake-S que devem chegar nas próximas semanas. Ainda teremos que esperar mais um bom tempo para confirmação desses dados.

Tags
  • Redator: Fabio Feyh

    Fabio Feyh

    Fábio Feyh é sócio-fundador do Adrenaline e Mundo Conectado, e entre outras atribuições, analisa e escreve sobre hardwares e gadgets. No Adrenaline é responsável por análises e artigos de processadores, placas de vídeo, placas-mãe, ssds, memórias, coolers entre outros componentes.

Quem estava pior no primeiro vídeo?

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.