Créditos: Nvidia

RTX 2060 pode ganhar uma variante com 8 GB de VRAM, indica vazamento [Rumor]

Novo modelo contaria apenas com uma quantidade maior de memória de vídeo, sem alterações no chip TU106

Após seu lançamento, algo que, de certa forma, causou bastante discussão entre diversos fóruns e sites especializados em hardware foram os 6 GB de VRAM que a RTX 2060 possuí, mas parece que isso poderá mudar em breve.

Como é apurado pelo site PCGamesN, a Nvidia pode estar preparando o lançamento de uma versão atualizada da RTX 2060, que passaria dos atuais 6 GB de VRAM para contar com 8 GB do tipo GDDR6.

Essa informação parte de uma série de registros feitos na EEC (Eurasian Economic Commission) no dia 10 de março pela ASUS, que entre os vários modelos de placas de vídeo listados pela fabricante, surgiram três novas variantes da RTX 2060 que, em sua nomenclatura, indicariam uma nova versão com 8 GB de VRAM.

Esses novos modelos da ASUS seriam, respectivamente:

- Continua após a publicidade -
  • ASUS ROG STRIX GeForce RTX 2060 EVO Gaming 8 GB
  • ASUS ROG STRIX GeForce RTX 2060 EVO Gaming 8 GB (versão OC)
  • ASUS ROG STRIX GeForce RTX 2060 EVO Gaming Advanced 8 GB

Apesar desta listagem sugerir uma nova versão da RTX 2060, sempre existe a possibilidade de que não seja uma nova placa de vídeo, e sim um equivoco por parte da Asus, que pode ter listado de forma errada alguns modelos da RTX 2060 Super e tenha esquecido o indicador 'S' na nomenclatura, entretanto...

Atualização para 8 GB de VRAM da RTX 2060 seria um movimento para barrar a Radeon RX 5600 XT? 

Essa atualização de memórias deverá ser a única feita pela Nvidia para a RTX 2060, com outros aspectos da placa de vídeo mid-end da empresa, como as configurações do chip TU106 (com 1920 CUDA cores) se mantendo inalterados, apenas sendo feito um ajuste na interface de banda, passando dos 192-bit para 256-bit.

Apesar de parecer uma atualização bastante questionável por parte da empresa, visto outros modelos da própria linha RTX 2060 já possuírem 8 GB de VRAM (que são os casos da RTX 2060 Super e RTX 2060 KO, esse último exclusivo da EVGA), esse movimento pode ser uma cartada da Nvidia contra sua concorrente AMD.

- Continua após a publicidade -

Atualmente, a principal adversária da RTX 2060 no mercado de GPUs é a Radeon RX 5600 XT, placa de vídeo da AMD lançada no começo desse ano e que também possuí 6 GB de VRAM, e que caso esse rumor se confirme, a nova versão da RTX 2060 de 8 GB poderia simplesmente "anular" de todas as formas sua rival. 

Você aprovaria a chegada de uma RTX 2060 de 8 GB? Ou acha um lançamento desnecessário por conta dos modelos RTX 2060 Super e RTX 2060 KO? Deixe sua opinião da sessão de comentários!

Via: WCCFTech Fonte: PCGamesN
  • Redator: Pedro Henrique

    Pedro Henrique

    Formado em Informática e tecnólogo em Jogos Digitais, amante de games (principalmente os de corrida), curte uns hardwares e assim como Pink e o Cérebro, buscando o plano para dominar o mundo.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.